Meio digital e os benefícios ao meioambiente de Coqueiros

Compras on-line e os benefícios ao meioambiente de Coqueiros

Um dos grandes problemas que Coqueiros, em Florianópolis, enfrenta hoje é a questão sobre a proteção ao meioambiente, que necessita de cuidados para que garanta benefícios a todos os seres vivos.

O meio digital proporciona condições que condizem com a responsabilidade social e ecológica que, por características do próprio ambiente, resolvem questões dessa natureza.

pen_drive_verde_coqueiros

A seguir, apresento quatro razões que justificam que o comércio de Coqueiros pode se beneficiar com responsabilidade ambiental, como empresa verde.

1) Menor quilometragem rodada: para comprar on-line, você não necessita sair do lugar em que se encontra. Basta, para isso, lançar o número do seu cartão e aguardar o produto chegar em sua casa. Portanto, as empresas e profissionais autônomos de Coqueiros podem investir neste quesito.

2) Produção conforme pedidos: outra razão para comprar on-line é que não há a necessidade de locais imensos para estoques. Muitos produtos são fabricados a partir de pedidos on-line. Isso evita o desperdício, e a manutenção sobre bens ativos que gera um ambiente físico. Por exemplo: se você já tem a sua torta de preferência, seja produzida por uma empresa ou boleira, basta fazer o pedido on-line, e marcar a data e hora para a retirada. Isso reduz o deslocamento, ou a ligação.

3) Economia na divulgação: formatos de divulgação on-line, como flyers digitais, banners, e-mail marketing, ou qualquer tipo de comunicação, evidenciam a preocupação do produtor com o meioambiente. Ao optar por uma divulgação no meio digital, e não no meio impresso, como publicidade em jornais e revistas, ou panfletagem na sinaleira do nosso bairro, ou no Parque de Coqueiros, a empresa ou profissional autônomo estará passando uma imagem de respeito ao meioambiente. Além disso, o próprio produtor do produto ou serviço poderá comunicar a sua responsabilidade social e ambiental para o seu público, em seu blog ou ambiente digital.

4) Livre de Embalagens: alguns bens de consumo, principalmente os intangíveis, podem ser comercializados on-line, sem que se tenha que sofrer embalagem para chegar ao consumidor. Pense em todo o processo de se colocar um CD em uma prateleira: além do produto em si, é necessário que se tenha um encarte (papel), uma capa (plástico), uma folha de plástico para proteger a caixa e, por fim, após a compra, ele será embalado pela loja para você poder sair do ambiente com a proteção. Comprar músicas on-line não requer nenhum destes gastos, e muito menos prejudica a natureza: você precisa apenas baixar a música, e escutá-la em qualquer local. Simples assim.

selo_verde_coqueiros_floripa

Pensar nas possibilidades que a sua empresa pode utilizar para agregar valor ao seu produto ou serviço, com foco na responsabilidade ambiental, faz parte do seu negócio. Qualquer produtor de bens tangíveis ou intangíveis de Coqueiros e região poderá mudar algo, agora mesmo, em relação ao meioambiente, ao longo de toda a cadeia de suprimentos de aquisição, fabricação e distribuição.

Pensar no seu negócio, seja ele de uma empresa jurídica ou pessoa física, com vistas a melhorar o ambiente em que vivemos, com foco na economia verde, é pensar nos outros e na natureza de Coqueiros. Então, comece hoje mesmo a descobrir as possibilidades do mercado digital.

Luciana Manfroi é Publicitária, formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro. Mestre em Análise do Discurso, Ciências da Linguagem, na área de Linguagem e Tecnologia da Informação, pela Unisul. Coordenadora da Pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, no Centro Universitário Estácio de Sá, e vice-coordenadora de Sistemas para Internet, na UnisulVirtual. Pesquisadora, escritora e consultora na área de Conteúdo para Mídias Digitais. Membro do Conselho do Grupo Digital de Santa Catarina.

Deixe uma resposta