É nossa! Vereadora Beatriz Kauduinski Cardoso: de Coqueiros pra toda Florianópolis

Foto: Luiza Filippo
Foto: Luiza Filippo

Beatriz Kauduinski Cardoso, nossa líder comunitária, com tantos anos de estrada aqui em Coqueiros, Florianópolis, foi empossada na última quinta-feira, como vereadora da cidade. Entrevistamos a Bia (ou Bea, ou Beatriz, como quiser) para falar de sua trajetória de vida política, com o engajamento que sempre teve no nosso bairro.

O melhor de tudo foi participar de sua vida comunitária, e saber que a Beatriz foi, é e será a nossa voz. Portanto, moradores ou apaixonados pelo bairro, sigam a Bia nas redes sociais, e posicionem-se quanto às melhorias que poderemos proporcionar pra todos nós.

Foto: Luiza Filippo
Foto: Luiza Filippo

Viva Coqueiros: como começou na vida política da comunidade de Coqueiros?

Beatriz Kauduinski Cardoso: Comecei a participar da luta comunitária em 2002, na antiga Sociedade Amigos de Coqueiros, a entidade que fundou o Parque de Coqueiros.

Posteriormente, em 2005, com mais alguns moradores, fundamos o Movimento Pró-Coqueiros, pois nossa preocupação além do Parque de Coqueiros, era também as questões estruturais como saneamento, mobilidade, meio ambiente e o acesso à nossa orla, que apesar de presente em todo nosso bairro é inacessível em muitos lugares.

Em 2008 fundamos a Associação de Moradores de CoqueirosPró-Coqueiros,  que vem desencadeando diversas ações desde lá, principalmente junto aos órgãos públicos municipais.

Beatriz Kauduinski Cardoso_coqueiros_florianopolis

Viva Coqueiros: quais as ações/benefícios que a Pró Coqueiros conquistou pra comunidade? 

Beatriz Kauduinski Cardoso: Nossas principais conquistas são a manutenção de espaços públicos como a construção da Praça e Marina na Ponta José Francisco que estão ficando prontas neste mês, a manutenção do Manguezal de Coqueiros como área de preservação e uma área pública no final da Rua João Roberto Sanford, além de nossa vigilância constante no Parque de Coqueiros. Impedimos a construção de alguns empreendimentos irregulares e temos acompanhamento freqüente para inadequações em projetos em construção.

Também tivemos atuação destacada no núcleo Gestor do Plano Diretor com participação respeitada por todos os segmentos da cidade por nossa postura técnica, coerente e firme em todos os momentos, garantindo vários benefícios na  nova lei, como a diminuição de gabaritos dos edifícios.

Beatriz Kauduinski Cardoso_coqueiros_florianopolis_1

Viva Coqueiros: como foi a campanha para vereadora?

Beatriz Kauduinski Cardoso: A campanha para vereadora não era uma meta, entretanto, por conta de minha atuação nas causas da comunidade, e também por meu trabalho com políticas públicas na Caixa e na UFSC, acabei sendo convidada por diversas pessoas e partidos. Recusei os primeiros convites em 2008,  mas em 2012 senti que devia seguir este caminho, impulsionada principalmente pelo incentivo de muitas pessoas amigas que me apoiaram e acreditaram na possibilidade de uma atuação diferenciada na Câmara.

Deu certo, pois com poucos recursos, somente com doações de amigos e da família consegui conquistar a primeira suplência de minha coligação e agora tenho a oportunidade de assumir  por um período a Câmara de Vereadores, como única mulher desta legislatura.

 

Viva Coqueiros: quais as metas que almeja para a comunidade agora, como vereadora? 

Beatriz Kauduinski Cardoso: Minhas metas no período em que estiver na Câmara serão pela garantia da preservação ambiental, pelos projetos de valorização em nossa orla, políticas adequadas de habitação e  saneamento, planejamento urbano, além do apoio à maior participação das mulheres nos espaços de poder, e contra a violência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Viva Coqueiros: Bia, fale sobre a sua vida no bairro, rotina, lugares que gosta de ir.

Beatriz Kauduinski Cardoso: No bairro gosto de caminhar no Parque e pela orla. Gosto de prestigiar o comércio local e faço tudo que posso por aqui: videolocadora, padaria, farmácia, etc. Gosto muito de nossa Via Gastronômica e adoro Itaguaçu e suas bruxas, acho um dos lugares mais lindos de Floripa.

Viva Coqueiros: Uma frase para Coqueiros…
Beatriz Kauduinski CardosoComo é bom viver aqui!

 

É isso, pessoal! Vamos seguir a Bia, e fazer de Coqueiros o melhor lugar deste mundo. Viva a Bia, Viva nós, Viva Coqueiros! Por inteiro.

Comente aqui no post. Faça valer a nossa voz, Coqueiros!

Santa Catarina, Brasil.

Um comentário em “É nossa! Vereadora Beatriz Kauduinski Cardoso: de Coqueiros pra toda Florianópolis

Deixe uma resposta