Pode podar?

Trazemos para este post um tema que é importante para a nossa natureza e, também, para os cuidados que se tem que ter para não colocar em riscos as pessoas.

Algumas árvores de Coqueiros, bairro  de Florianópolis, necessitam com urgência de podas e tratamentos contra fungos.

Árvore tombada por falta de poda. Local:  Praia do Meio.
Árvore tombada por falta de poda. Local: Praia do Meio.

Coqueiros está sendo devastado pela construção civil, e possui poucos locais em que as árvores ainda conseguem permanecer sem a interferência das máquinas.

Muitas foram as vezes em que presenciamos funcionários da Prefeitura, locados para outras funções, buscando podar árvores que estavam caindo, no Parque de Coqueiros. Outras vezes, presenciamos moradores e pescadores da Praia do Meio, também realizando ações de podas, com facões. Atitudes isoladas e sem conhecimento do processo, por vezes prejudicam ainda mais a vida saudável das árvores.

Para se realizar a poda dos galhos, devem-se seguir alguns critérios, para não ferir a integridade da árvore.

Passo a passo da poda.
Fonte: Como podar árvores, por Manoel de Souza, para a Revista Natureza

 

Para você ter uma ideia, árvores com copas muito pesadas, devido à falta de poda, podem tombar e morrer. É como se carregássemos diversas sacolas em um só ombro. Com certeza, tenderíamos a andar pendendo para o lado em que estão as sacolas, e a nossa coluna estaria comprometida, além de corrermos o risco de uma queda.

sacolas_bairro_coqueiros

Mas, o melhor é procurar os órgãos responsáveis por esse serviço, como a Floram, que iniciou os trabalhos de podas preventivas na cidade. Abaixo, imagem da poda preventiva nas árvores da Praça XV, em Florianópolis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis
Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Alertamos que Coqueiros necessita urgente dos serviços da Floram, para que as árvores que precisam de podas não venham a cair, prejudicando o meio ambiente e as pessoas.

Árvore localizada no Parque de Coqueiros
Árvore localizada no Parque de Coqueiros

As podas garantem a qualidade da árvore, tornado o seu ciclo de vida mais saudável e, portanto, mais longo entre nós. Garantir a qualidade da natureza é, também, garantir benefícios para as pessoas que, em meio a tantas construções, necessitam de sombras e da natureza para contemplar um bairro arborizado e poder viver melhor.

Viva Coqueiros! Por inteiro!

Florianópolis, Santa Catarina.

Mais em

Amparo para Salvar a Árvore

 

 

 

3 comentários em “Pode podar?

  1. Excelente o alerta sobre a poda inadequada, como ocorreu numa árvore, no muro do cond. Argus, que estava atingindo um poste da celesc… a árvore esta se recuperando lentamente, trata-se de uma abricó-da-praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível… bem presente na região de Itaguaçu, Bom Abrigo, Capoeiras…

  2. As figueiras junto ao posto policial, no final da Praia do Meio, foram podadas adequadamente! Há boa vontade. Falta talvez um canal de comunicação mais eficiente.
    Parabéns, Viva Coqueiros, pela oportunidade da observação!

Deixe uma resposta