Décadas de Violência – na coluna de Rodrigo Kiko Bungus Ferreira

Por Rodrigo Kiko Bungus Ferreira *

Eu ia escrever inicialmente sobre os dias de violência mas, sendo mais justo e realista, vi que na realidade vivemos décadas de violência, não só por parte de criminosos das ruas, esses que nos causam prejuízos materiais momentâneos, ou que eventualmente provocam alguma tragédia familiar, mas sofremos a violência mais grave por parte das autoridades de nossa cidade, por parte dos criminosos que habitam gabinetes de governo e andam engravatados e nos visitam em épocas de eleição.

Esses criminosos engravatados sim nos causam grande dano, permanente e com consequências duradouras. Nos tiram a dignidade de viver em paz e podermos sair às ruas com segurança e tranquilos, nos roubam o direito de aproveitar as águas outrora límpidas de nossas praias pelo sérios riscos de contrairmos doenças por causa da falta de tratamento do esgoto e investimento em saneamento básico.

Esgoto a Céu Aberto no Parque de Coqueiros
Esgoto a céu aberto no Parque de Coqueiros

Nos roubam a esperança de um futuro melhor pra nossos filhos, pela manutenção das mesmas políticas públicas equivocadas e norteadas por conchavos políticos e pela ganância do enriquecimento rápidos as custas do suor de um povo cansado de tantos impostos pra receber tão pouco em troca.

Esgoto Coqueiros Florianópolis

Roubados em nossa dignidade, que se esvai pelos esgotos fétidos que desaguam nas nossas lindas praias, essa dignidade que nos deixaria orgulhosos se um dia fossemos governados por pessoas decentes, preocupadas em estabelecer o bem comum e a qualidade de vida pra todos, independente de classe social, poder econômico ou nível cultural.

Esgoto em Coqueiros

Não queremos a mediocridade do mais do mesmo, queremos a coragem e ombridade pra fazer o certo. Nesse espaço que me foi cedido, e que muito agradeço, eu espero poder fazer as pessoas verem um pouco do que é escondido, se mobilizarem pelo que é certo e conhecerem o que está ficando esquecido.

Muito obrigado pela oportunidade e paz e sucesso a todos.

Rodrigo Kiko Bungus Ferreira
* Rodrigo Kiko Bungus Ferreira é manezinho nascido na Carlos Corrêa em 1968, morador da Rua Bento Góia em Coqueiros, Florianópolis, no tempo que o bairro tinha muito mais ruas de chão do que pavimentadas, muito mais áreas verdes do que construídas e as águas das baías eram limpas. Biólogo formado em 98 na UFSC, surfista há 34 anos, fabricante de pranchas de surf há 26 anos, viajante desde 94, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia. Luto por tudo que amo, e tenho a total certeza de que a educação, a conscientização e os bons exemplos são os melhores caminhos pra fazer um mundo melhor pra todos.

Puerto Escondido

Valeu, Kiko!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Não deixe de seguir o blog do Viva Coqueiros e receber, em primeira mão, as matérias publicadas aqui. Todas as quintas, a coluna do Kiko estará na ativa, para falar de Coqueiros e região, e de temas diversos sobre a nossa vida.

 

2 comentários em “Décadas de Violência – na coluna de Rodrigo Kiko Bungus Ferreira

  1. Excelente texto. Estão de parabéns! O autor do texto e o Viva Coqueiros que publicou.. Precisamos de um espaço onde a nossa comunidade possa se expressar. O Blog Viva Coqueiros está cumprindo o seu papel, e os colunistas prestando um grande serviço para uma melhor qualidade de vida em nosso bairro. É isso aí, vamos em frente!

Deixe uma resposta