Quem é Daqui Faz Assim: canteiros públicos em Coqueiros

Conhecemos a Ivete no Dia do Amigo, no Piquenique realizado pela Pró-Coqueiros, na Ponta da Ilhota.

Sentamos para conversar com ela e com as amigas e saboreamos os quitutes que estavam em sua toalha.

Praça da Ilhota Coqueiros Piquenique_

 

Conversando sobre as ações que o Viva Coqueiros está realizando, que envolvem atitudes de cidadania dos moradores, apresentamos o Quem é Daqui Faz Assim, uma proposta de divulgar as atitudes nobres que muitos moradores estão realizando.

Ivete logo nos contou sobre uma ação que ela e uma vizinha realizam, na Avenida Almirante Tamandaré, que é o cuidado com as plantas e flores do canteiro central.

Veja como tudo começou, e as ações que ela e sua vizinha Zenita realizam:

Viva Coqueiros: Ivete, conte um pouco de sua história aqui em Coqueiros, e como sentiram a necessidade de cuidar do canteiro com suas plantas.

Ivete: Eu e meu esposo viemos de Campinas, São José, em 20.12.2012. Ao chegar e ver a Avenida Almirante Tamandaré, fiquei logo apaixonada por ela, tão ampla, tão linda e sem flores. Tratei de escrever e-mail’s e mandar para a Floram, COMCAP, João Amin. Foi então que um belo dia uma empresa terceirizada despejou nas calçadas algumas caçambas de terra. Senti firmeza e pensei: agora só vai. Eles plantaram algumas flores resistentes ao sol, outras, nem tanto. Mas, a avenida ficou bem mais bonita com as sementeiras verdes, ora floridas, ora não.

Canteiros na Almirante Tamandaré

Viva Coqueiros: Ótimo! E qual é a rotina de vocês para deixar o canteiro sempre bem cuidado?

Ivete: Nós arrancamos os matos, cortamos as plantas quando começam a cair nas calçadas, cuidamos das sementeiras e juntamos os lixos. Como podem ver, antes, as sementeiras viviam cheias de lixo e quando chovia, a água não tinha por onde escoar. Era um prato cheio para o mosquito da dengue se desenvolver.

Lixo nos Canteiros da Almirante Tamandaré

Ivete: Enfim, deixamos a linda e charmosa Av. Almirante Tamandaré, em Coqueiros, mais bela ainda!

Quem é Daqui Faz Assim Coqueiros Florianópolis

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ivete: Gostaria de registrar aqui que fiquei encantada com as iniciativas do Viva Coqueiros em desenvolver no nosso bairro ações de cidadania! Muito lindo isso! Temos que juntos, mudar a cultura, começando pelo nosso bairro. É um trabalho de formiguinhas, mas sabemos que muitas formiguinhas trabalhando juntas produzem mais do que um boi deitado, né mesmo? Vamos unir nossas forças para amadurecer e por em prática muitas boas ideias.

Viva Coqueiros: Ivete e Zenita, vocês são formiguinhas comprometidas com a qualidade de vida, com os cuidados com a natureza e a beleza de nosso bairro. Obrigado por deixar a Avenida Almirante Tamandaré mais linda e limpa.

Muito bem, que exemplo, hein, pessoal? E você, o que está fazendo pelo seu bairro?


 

Matéria atualizada em 14/03/2015

Há dois anos e 3 meses, quando viemos morar neste bairro, no canteiro no centro da nossa avenida, havia apenas sementeiras vazias, cheias de lixo e água da chuva. Prato cheio para desenvolver o mosquito da dengue. Após fazermos(eu e uma vizinha) campanhas junto aos órgãos competentes, a nossa avenida está florida. Plantamos pés de maracujás, guaco e amoreiras para que subam no caramanchão e possam dar sombra para quem quiser descansar ao meio dia.

Canteiros na Almirante Tamandaré bairro de Coqueiros em Florianópolis

Algumas pessoas me questionaram: quando tiver dando frutos(maracujás) as pessoas vão roubar os frutos. Respondi: que roubem. Pelo menos os frutos darão suco para matar a fome ou a sede de alguém. Não podemos pensar somente em nosso próprio umbigo! Temos que nos conscientizar de uma coisa: nosso mundo vai além dos muros de nossas casas! Temos que viver e pensar no coletivo para tornarmos este mundo melhor!

Quem é Daqui Faz Assim!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Veja também

Quem é Daqui Faz Assim: faixa de pedestres

Quem é Daqui Faz Assim: lugar de lixo é na lixeira

15 comentários em “Quem é Daqui Faz Assim: canteiros públicos em Coqueiros

  1. Parabéns a Equipe viva Coqueiros por fazer um trabalho tão belo! A natureza está sedenta por cuidados! E para isso, precisamos unir as forças, coragem, vontade de sair da zona de conforto, quebrar paradigmas, arregaçar as mangas e ir a luta! Se alguém desfaz o que de bom fizemos, façamos tudo novamente! Desistir jamais!

  2. Parabéns a todos da equipe Viva Coqueiros e aos que estão sintonizados com suas idéias e ações. 🙂

  3. Como dizia o poeta: Se todos fossem iguais a você, que alegria viver…Vamos cuidar melhor da nossa rua, da nossa avenida, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, do nosso mundo, do universo, da nossa aldeia global! Se não cuidarmos, depois vem a conta! E é alta! Bocas de lobos entupidas de lixos, inundações em dias de chuva, rios, córregos, e mares cheios de garrafas pet’s flutuando, animais engasgados e morrendo, etc…etc…”Povo desenvolvido é povo limpo!”, “O asseio cabe em toda a parte”, já dizia um pano de parede bordado que adornava as paredes da cozinha durante a minha infância querida! São lições para uma vida toda.

  4. São 14 compartilhamentos, 20 curtidas, e alguns comentários, e mais 8 opiniões da matéria por enquanto. Obrigada gente por tanta disponibilidade e generosidade de tds vcs. Valeu!

  5. Ivete , você e sua amiga deram um belo exemplo de cidadania e amor à natureza. Que todos façam o mesmo , embelezando as cidades. Em vez do lixo, apreciamos a beleza que a natureza nos dá. Parabéns !
    Leiloca Neves

  6. Que coisa mais linda! E nem custa nada… Pelo contrário, a recompensa é maravilhosa. É aquele negócio: quem faz o bem só recebe o bem. Parabéns a todos os envolvidos. Moro aqui e só tenho a agradecer.

  7. Parabéééénnnsss Ivete !!! a V. à Zenita e a todos do “Viva Coqueiros” pela iniciativa…. bjinssssss

  8. Oi cumadi, achei otimo o trabalho que esta sendo feito, aliàs nao é um trabalho, chega a um certo ponto que as coisas acontecem naturalmente que se pensa em um dever. Uma dica para os “Quem é daqui fazem assim” : OS QUE VEEM DE FORA DEVEM SEGUIR AS MESMAS REGRAS, bjs.

  9. Parabéns para Ivete e Zenita, pela iniciativa e pelo exemplo que dão á comunidade onde vivem. Se todos os cidadãos colaborassem fazendo alguma coisa de útil pela sua rua ou pelo seu bairro, as cidades teriam uma outra aparência e as pessoas, uma melhor qualidade de vida!!!!

  10. Parabéns a fotógrafa Luciana e Equipe do Viva Coqueiros que tão bem souberam elaborar e divulgar o nosso trabalho(meu e da amiga Zenita). Deve ter outros moradores que tb colaboram molhando/regando as plantas. Nosso mundo é uma grande aldeia e precisamos cuidá-la nos projetando para fora, além dos limites de nossos muros e cercas vivas. Pessoas conservam suas casas, seus pátios limpinhos até seus limites. Jogam os lixos mal condicionados nas calçadas, pouco se importando com o que acontece lá fora. Se o mundo é a nossa moradia, temos que nos preocupar com tds os espaços que circulamos. Isso sim é cuidar da nossa aldeia, do mundo em que vivemos, da natureza e do ar que respiramos!

Deixe uma resposta