Cá nas bandas de Coqueiros – na coluna de Beatriz Kauduinski Cardoso

Por Beatriz Kauduinski Cardoso *

Minha lembrança mais remota de Coqueiros, em Florianópolis,  me leva aos 10 anos de idade quando vim visitar parentes que moravam “ pras bandas de Coqueiros” como dizia meu avô.

Conta minha tia que depois de descer do ônibus e seguir pela calçada, fiquei tão impressionada com as pedras dentro d’água, que caminhei olhando para o mar e bati com a cabeça num poste!

Até hoje minha família zomba de mim e esta história é motivo de piada nas rodas de primos e primas.

Praia de Itaguaçu Coqueiros Florianópolis
Foto: Enio Frassetto

E por que eu estou aqui lembrando disso agora?

Meus parentes não moravam em Coqueiros, mas no bairro do Bom Abrigo.

Em Floripa, quando se fala “nas bandas de Coqueiros” normalmente se inclui o bairros de Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçu e Coqueiros. Até mesmo quem mora por aqui costuma confundir onde começa um bairro e termina outro ou quais são os bairros de nossa microrregião. Contudo, são bairros distintos, administrativamente falando.

Entre a Via Expressa e o mar, na porção leste continental, ficam os quatros bairros. Por isso, vale esclarecer.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1316555
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1316555

 

Você que está lendo a coluna, localizou seu bairro no mapa? Nós do blog Viva Coqueiros consideramos todos os quatro bairros para o nosso trabalho e tratamos de tudo e de todos que vivem “cá nas bandas de Coqueiros”.

Beatriz Kauduinski Cardoso
* Beatriz Kauduinski Cardoso, graduada em Ciências Contábeis pela UFSC, especialista em finanças pela FEPESE/UFSC, especialista em Gestão Urbana e Habitacional pela ÚNICA/ESAG, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC na área de Gestão Urbana. Colaboradora da Caixa Econômica Federal desde 1989, com atuação na área de desenvolvimento urbano, especialmente em habitação. Vereadora suplente em Florianópolis, liderança comunitária do Continente e secretária da Associação de Moradores de Coqueiros. Escolheu Florianópolis para morar há 28 anos, casada, mãe de 2 filhas. Morou por 3 anos em Coqueiros no início dos anos 90 e há 10 anos voltou de  vez!  Acredita nas pessoas, que cada um tem algo para contribuir com o bem de todos. Acredita na força do gesto, da iniciativa, da doação sem interesse particular. Acredita num mundo melhor! Não desiste nunca!

 

Seguindo o blog do Viva Coqueiros, você receberá as atualizações diretamente no seu e-mail. 

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

 

 


 

2 comentários em “Cá nas bandas de Coqueiros – na coluna de Beatriz Kauduinski Cardoso

Deixe uma resposta