As ruas de Coqueiros são a expressão da Administração Municipal

Por Rodrigo Kiko Bungus Ferreira *

Não é preciso ser perito ou especialista pra identificar os inúmeros problemas que vemos nas ruas de Coqueiros, em Florianópolis. Não bastassem as calçadas deterioradas e com falta de rampas pra melhorar a acessibilidade de cadeirantes e carrinhos de bebês, temos ruas esburacadas e repletas de consertos mal feitos.

A CASAN, essa empresa concessionária cuja identidade já se perdeu e não sabemos mais se é pública, privada ou só a casa da mãe Joana, tem uma habilidade sobre-humana de consertar problemas deixando um péssimo acabamento. Muitas vezes, causa mais estrago do que o problema que arrumaram e torna-se a principal destruidora de calçadas e pavimentações.

foto publicada em nosso perfil no Facebook, no dia 29/07. Serviço da CASAN para troca de tubulação de água, na Av. Max de Souza. O buraco ficou aberto por dois dias, com cones para proteção, e depois com remendos, que estão até hoje, forçando a passagem dos carros em somente uma pista da avenida mais movimentada de Coqueiros.
Foto publicada em nosso perfil no Facebook, no dia 29/07. Serviço da CASAN para troca de tubulação de água, na Av. Max de Souza. O buraco ficou aberto por dois dias, com cones para proteção, e depois com remendos, que estão até hoje, forçando a passagem dos carros em somente uma pista da avenida mais movimentada de Coqueiros.

Vemos que há uma flagrante falta de comunicação entre os órgão gerenciadores de projetos de infraestrutura na cidade e, por isso, muitas vezes notamos as ruas sendo pavimentadas pra logo em seguida terem parte do calçamento removido pra instalação de tubulações de água, esgoto ou ambos. Também, acompanhamos os canteiros centrais ou calçadas serem destruídas pra instalação de cabeamentos subterrâneos ou canos de gás. É um desperdício de recursos, tempo e paciência do cidadão, que muitas vezes se vê preso em congestionamentos por conta desse tipo de (des)serviço.

Eu vejo em todo esse problema uma imensa falta de competência da administração pública municipal em promover esse diálogo com as empresas prestadoras de serviços públicos e outras correlatas, na intenção de evitar esse tipo de questão, que leva a gastos desnecessários que poderiam ser aplicados em outras áreas. Também vejo que deveria ser exigência legal que novas construções de empreendimentos que promovem a remoção parcial de pavimentação das ruas tenham que fazer o recapeamento em toda a frente da construção de forma a ficar o mais próximo possível do original, pra que a gente não seja obrigado a conviver com a situação que vemos de novos buracos e problemas surgindo a cada novo empreendimento.

A sociedade não pode ser prejudicada em favor da comodidade de construtoras/incorporadoras ou empresas como a CASAN.

Caminhões de construtora invadem as calçadas e obstruem a passagem aos pedestres
Matéria publicada ontem aqui no blog. Denúncia dos Moradores: construtora em Coqueiros Obstrui Calçadas em suas Obras. Caminhões de construtora invadem as calçadas e obstruem a passagem aos pedestres. Fotos: Hilton Antonio Geviéski

 

 

Rodrigo Kiko Bungus Ferreira
* Rodrigo Kiko Bungus Ferreira é manezinho nascido na Carlos Corrêa em 1968, morador da Rua Bento Góia em Coqueiros, Florianópolis, no tempo que o bairro tinha muito mais ruas de chão do que pavimentadas, muito mais áreas verdes do que construídas e as águas das baías eram limpas. Biólogo formado em 98 na UFSC, surfista há 34 anos, fabricante de pranchas de surf há 26 anos, viajante desde 94, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia. Luto por tudo que amo, e tenho a total certeza de que a educação, a conscientização e os bons exemplos são os melhores caminhos pra fazer um mundo melhor pra todos.

 

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Não deixe de seguir o blog do Viva Coqueiros e receber, em primeira mão, as matérias publicadas aqui. Todas as quintas, a coluna do Kiko estará na ativa, para falar de Coqueiros e região, e de temas diversos sobre a nossa vida.

Leia também Denúncia dos moradores: construtora em Coqueiros obstrui calçadas em suas obras.

2 comentários em “As ruas de Coqueiros são a expressão da Administração Municipal

  1. Meu carro quase foi engolido pelo buraco que se abriu neste último final de semana na sinaleira próximo ao Imperatriz, buraco aberto e mal fechado pela CASAN, agora foram lá e remendaram o negócio, tá lá meia boca… Sem contar na péssima qualidade do asfalto, quantidade imensa de buracos, no Abrãao chega dar pena.

  2. As calçadas de Coqueiros estão péssimas. Calçadas que parecem ter sofrido um bombardeio israelita.

Deixe uma resposta