Ação e boa vontade

Por Rodrigo Kiko Bungus Ferreira *

 

Projeto Frutificar Arborização de Áreas Carentes

Ação e boa vontade são as duas melhores ferramentas que o cidadão tem pra transformar seu entorno nas cidades em locais mais agradáveis e que possam propiciar melhor qualidade de vida pra seus amigos e familiares. A ação, por menor que seja, é melhor que infinitos pensamentos cheios de boas intenções.

Mesmo pequenos atos como varrer a calçada, arrumar pequenas imperfeições nelas ou fazer rampas de acesso pra deficientes, assim como plantar árvores (recomendo estudar antes as espécies mais apropriadas pra dimensionar para o espaço a ser ocupado) e exigir da administração pública melhorias urbanas.

Há mais de 15 anos iniciei um projeto chamado PROJETO FRUTIFICAR que consiste em fazer a arborização de áreas carentes e seu entorno pra trazer mais qualidade de vida pros moradores e dar uma outra possibilidade de lazer pras crianças locais. O objetivo inicial era propiciar um incremento na renda através do uso dos frutos pra fazer sucos, sorvetes, doces, etc, assim como poderiam usar folhas pra chás medicinais e usar a madeira das podas como lenha.

Infelizmente o projeto não teve o apoio, a força e abrangência que eu queria, mas fiquei muito feliz ao ver os moradores replicarem o exemplo e agora observo em alguns lugares claramente o impacto positivo de uma iniciativa tão simples. Eu gostaria muito que ações como o PROJETO FRUTIFICAR se tornassem políticas públicas pra trazer melhoria na qualidade de vida pra comunidades carentes, mas conseguir apoio público ou institucional pra ações assim é muito mais complicado do que parece e, pra mim, ele segue como um hobby.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas que fique pelo menos o exemplo de como pequenas ações podem ser executadas com pouco sacrifício e fazer a diferença, mesmo que apenas como satisfação pessoal. Mãos a obra galera.

Convido os amigos moradores de Coqueiros e bairros próximos que queiram colaborar e participar desse projeto ou de mutirões de plantio de frutíferas em nosso bairro e adjacências que, por favor, entrem em contato via blog pra que sejam avisados antes das próximas ações. E aproveito pra recomendar aos amigos que tenham possibilidade, que façam a compostagem do seu lixo orgânico, porque é através desse processo que consigo grande parte das mudas usadas nos plantios. Juntos, somos muito melhores!

Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook


Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui. 

Leia mais exemplos de ações de cidadania e conscientização em Quem é Daqui Faz Assim

Caso você realize ou conheça alguma ação de cidadania que busque o bem comum e a qualidade de vida para as pessoas e a natureza, entre em contato com a gente, e vamos levar o exemplo para todos.


 

Rodrigo Kiko Bungus Ferreira
* Rodrigo Kiko Bungus Ferreira é manezinho nascido na Carlos Corrêa em 1968, morador da Rua Bento Góia em Coqueiros, Florianópolis, no tempo que o bairro tinha muito mais ruas de chão do que pavimentadas, muito mais áreas verdes do que construídas e as águas das baías eram limpas. Biólogo formado em 98 na UFSC, surfista há 34 anos, fabricante de pranchas de surf há 26 anos, viajante desde 94, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia. Luto por tudo que amo, e tenho a total certeza de que a educação, a conscientização e os bons exemplos são os melhores caminhos pra fazer um mundo melhor pra todos.

 

Um comentário em “Ação e boa vontade

Deixe uma resposta