Trapiche de Coqueiros corre risco de ser demolido

O trapiche de Coqueiros, localizado no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, foi alvo de um pedido do Ministério Público para que seja interditado em 72 horas. Seguido ao pedido de interdição, a demolição poderá ocorrer em 30 dias, caso os técnicos avaliem que haja a necessidade.

Trapiche de Coqueiros Florianopolis
Foto: Viva Coqueiros

A justificativa para a interdição e a demolição é a de que há risco de desabamento, pois as estruturas estão precárias e cedendo com a falta de manutenção.

Trapiche de Coqueiros Florianópolis
Foto: Viva Coqueiros

Histórico

O trapiche faz parte da história de Coqueiros. Nas décadas de 1960 e 70, as nossas praias eram curtidas por todos.

Nas férias, as famílias buscavam Coqueiros e região para aproveitarem a época de descanso.

Na ponta do trapiche, podemos ver o restaurante Arrastão, famoso e muito frequentado pelos moradores e visitantes do bairro.

Praia da Saudade Coqueiros Florianópolis

Nossa Opinião

A melhor atitude a ser tomada é a de preservar a natureza e a história do bairro. A justificativa de destruição não pode ser o ponto final de uma história que, com certeza, não é a que a comunidade deseja. O ponto fundamental é o que diz respeito à manutenção. A sugestão é a de que os órgãos responsáveis revitalizem o trapiche, e o mantenham de pé, como monumento tombado, o que poderá ser mais um ponto turístico do bairro.

Também, poderiam abrir a possibilidade de ocupação para mais um restaurante, como foi o Arrastão e, por estar utilizando o espaço, contemplará a segurança do local.

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Notícias Relacionadas

 

 

 

2 comentários em “Trapiche de Coqueiros corre risco de ser demolido

  1. Sou completamente contra o desaparecimento puro e simples deste equipamento que faz parte da História de nosso bairro,mas se visitarmos a passarela e as demais instalações vamos verificar que estão comprometidas e uma reforma sairia muito mais caro do que demolir e fazer uma nova e pior brevemente apareceriam problemas…a oxidação e corrosão em estruturas,ferragens em ambiente marinho é severa .
    Portanto a demolição deve vir acompanhada de um compromisso e projeto de reconstrução e revitalização do espaço e o mais importante a fiscalização constante para que não ocorra esta situação de abandono que faz com que dividamos o espaço com marginais e usuários de drogas… Obrigado.

Deixe uma resposta