Coqueiros, 1982: o melhor verão de suas vidas

Amigos, recebemos algumas fotos e depoimentos da moradora Janete Goulart, aqui do bairro de Coqueiros, em Florianópolis, que contou, saudosa, sobre o verão de 1982, com sua família.

Bairro de Coqueiros em Florianopolis

Conforme sua declaração, em 1982 eles viveram o melhor verão de suas vidas.

Vim morar em Florianópolis em 1981, em Coqueiros, e foi paixão imediata pelo Bairro. Neste verão, 1982, recebi minha irmã Claudete com seus quatro filhos, Galdino, André, Ubiratan e Alexandre. Também meus irmãos Ana Paula e Fábio. Minha filha Nicolle, de dois aninhos, curtiu a visita dos primos e tios. Alguns deles super sapecas, o que a divertia e me deixava “maluca” rsrs. Na noite anterior à foto (pode-se observar), o Ubiratan havia cortado o pé ao andar atrás do antigo drive-in (onde hoje é a feirinha aos sábados), mesmo eu alertado o perigo! Caminhávamos pela manhã e a noitinha para gastar a energia destes pequenos! Adoravam brincar nas areias da praia. A avenida não era tão movimentada. Pouco comércio. Poucos prédios. A vida era calma e morar em Coqueiros era maravilhoso! O que continua sendo! As pessoas paravam para conversar na orla, os temas mais aludidos eram a mudança climática e o “engarrafamento” da ponte rsrs. Sempre que nos reunimos recordamos aquele verão. São unânimes em afirmar que foi o melhor verão das suas vidas! – Janete Goulart

Coqueiros Ponta do Ataliba década de 80

Nicolle, a filha de Janete, que mora hoje em  High Point, na Carolina do Norte, Estados Unidos, diz que ama Coqueiros e que sonha um dia voltar.

Coqueiros sempre foi um lugar especial pra mim. Foi o lugar que eu cresci. Quando pequena, todos os dias descia para a praia tomar a “fresca” e esperar meu pai chegar do trabalho. Que momento esperado e delicioso!! Quando criança, catava a “sujeira” da praia para brincar. Me divertia com os potes de margarina e palitos de picolé. Viravam barcos, castelos de princesas e panelinhas com comidinhas deliciosas. Depois, tudo ia ao lixo e minha mãe sempre me explicava que estávamos ajudando a natureza, porque aquela sujeira na praia não era boa para os animais e o mar. Nunca tive baldinhos e pazinhas e sou muito grata por isso. Um pouco maior, os passeios na orla ao cair da noite eram deliciosos. Comíamos milho verde e tomávamos caldo de cana. Ao sair de casa para ir ao cursinho ou faculdade, aquela brisa era revigorante e mágica. Qualquer um recupera as energias só de ver essa paisagem linda. A vida me levou pra longe. Foram 10 anos em Curitiba e agora Estados Unidos. Adoro o rumo da minha vida. Descobrir novos lugares é revigorante também. Mas voltar a Coqueiros sempre dá aquela sensação de que lá sim é o meu lugar, o meu porto seguro. – Nicolle Taborda Ribas Bronaut

Coqueiros Ponta do Ataliba Verão de 1982

Queremos agradecer à Janete e Nicolle pelos depoimentos emocionantes, que justificam que Coqueiros é um bairro que encanta e que deixa saudades. Esperamos que Nicolle um dia retorne, e que possa ver o bairro melhor, com a qualidade de vida que seus moradores merecem.

Janete e Nicolle moradoras de Coqueiros em Florianópolis
Janete e Nicolle

Obrigada, meninas! Vocês são demais!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Um comentário em “Coqueiros, 1982: o melhor verão de suas vidas

  1. A penúltima foto foi feita na praça nova. Qual o nome, à época, daquela ponta?

Deixe uma resposta