Outubro Rosa o Ano Todo – na coluna de Beatriz Kauduinski Cardoso

Por Beatriz Kauduinski Cardoso *

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que acontece todos os anos e objetiva conscientizar sobre o câncer de mama. O símbolo do movimento é o laço rosa que incentiva a participação da população, empresas e entidades na luta contra o câncer e pelo diagnóstico precoce. Em Florianópolis, quem promove o movimento é a Associação Brasileira dos Portadores de Câncer – AMUCC.

Todos já reconhecem as belas imagens da cidade em outubro, que se enfeita de rosa para chamar a atenção para a importância da prevenção.

Outubro Rosa Ponte Hercilio Luz
Fonte: ww.amucc.org.br

O que gostaria de contar aqui é que a Coordenadora do Outubro Rosa é nossa vizinha Jurema Santos, moradora do bairro de Coqueiros, em Florianópolis, que muito nos orgulha.  Logo que acaba uma campanha, Jurema e suas companheiras já começam a trabalhar no movimento do próximo ano. Para elas, o Outubro Rosa é tema o ano todo!

Jurema Ramos dos Santos é uma daquelas pessoas de valor, a quem devemos render nossa homenagem, uma mulher incansável das causas sociais e da luta contra o câncer. É aposentada dos Correios, advogada com mestrado em Ciência Jurídica pela UNIVALI – Itajaí, com participação no Programa de Intercâmbio Profissional nos Estados Unidos – Professional Fellowship Programa for Brasil.

Jurema Ramos dos Santos Outubro Rosa
Fonte: https://plus.google.com

Mesmo antes de aposentar-se, Jurema já se envolvia nas causas comunitárias e atualmente é diretora voluntária e Coordenadora do Programa Outubro Rosa e do Projeto Vitoriosas, é vice-presidente na Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW grande Florianópolis (business professional womenassociation) e conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM, além de prestar serviços voluntários em Florianópolis.

Outubro Rosa Jurema Ramos dos Santos
Fonte: https://plus.google.com

Nessa semana em que se anuncia o começo de outubro, que chega alegre e cidadão, queremos render nossa homenagem a Jurema e através dela, louvar a dedicação de todas as mulheres envolvidas nesta campanha maravilhosa.

Outubro Rosa 2013 no Parque de Coqueiros
Imagem: Beatriz Kauduinski Cardoso – outubro/2013

Podemos colaborar com a Campanha participando das atividades que acontecerão em toda cidade e cuja programação já está sendo divulgada. Não percam o lançamento dos corais na Catedral! É imperdível!

Vamos concluir com o que diz Jurema Santos, em sua incansável divulgação do movimento:  

Precisamos incentivar as mulheres que participem, que façam o exame preventivo. O câncer descoberto precocemente tem grandes chances de cura!

 

Beatriz Kauduinski Cardoso
* Beatriz Kauduinski Cardoso, graduada em Ciências Contábeis pela UFSC, especialista em finanças pela FEPESE/UFSC, especialista em Gestão Urbana e Habitacional pela ÚNICA/ESAG, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC na área de Gestão Urbana. Colaboradora da Caixa Econômica Federal desde 1989, com atuação na área de desenvolvimento urbano, especialmente em habitação. Vereadora suplente em Florianópolis, liderança comunitária do Continente e secretária da Associação de Moradores de Coqueiros. Escolheu Florianópolis para morar há 28 anos, casada, mãe de 2 filhas. Morou por 3 anos em Coqueiros no início dos anos 90 e há 10 anos voltou de  vez!  Acredita nas pessoas, que cada um tem algo para contribuir com o bem de todos. Acredita na força do gesto, da iniciativa, da doação sem interesse particular. Acredita num mundo melhor! Não desiste nunca!

Viva Coqueiros!

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui. Todas as segundas, a coluna da Beatriz estará na ativa, para falar de Coqueiros e região, e de temas diversos sobre a nossa vida.

Deixe uma resposta