Os cuidados que se tem que ter com a arborização

Por Rodrigo Kiko Bungus Ferreira *

árvore parque de coqueiros florianopolis

Até meados da década de 80, era muito difundida a ideia de que as florestas eram “O pulmão do mundo”, e embora a afirmação seja equivocada, uma vez que é sabido que são as algas dos oceanos as encarregadas de produzir a grande parcela do Oxigênio da atmosfera, o conceito de Pulmão do Mundo ajudou a dar valor às árvores.

Hoje se sabe que as árvores e florestas tem outras funções fundamentais pro equilíbrio do planeta, servindo como verdadeiros ar condicionados naturais, diminuindo a ação dos ventos, servindo como esponjas retentoras de umidade, promovendo a alimentação e abrigo pra fauna, retendo Carbono atmosférico, entre outros inúmeros benefícios.

Mas a arborização requer cuidados, e sair plantando de forma inadvertida e sem o devido conhecimento pode trazer sérios problemas, tanto pro indivíduo quanto pra comunidade.

árvore parque coqueiros florianopolis
Pinheiro duplo plantado no Parque de Coqueiros em Florianópolis

É importante se informar sobre as espécies mais adequadas pra cada ambiente e há órgãos que podem ser acionados não só pra fornecer as mudas quanto pra dar a orientação, como a FLORAM, a EPAGRI, hortos e mesmo junto a cursos de agronomia, biologia e arquitetura e urbanismo.

arborização parque coqueiros florianópolis

Se você não tem conhecimento sobre plantas, recomendo procurar orientação antes de fazer o plantio, ou procurar um profissional pra realizar o serviço e assim evitar sérios problemas futuros, que vão desde o crescimento maior que o esperado acarretando danos a estruturas, até a queda de frutos grandes ou galhos sobre pessoas e patrimônio.

arborização parque coqueiros florianopolis

 

rodrigo-kiko-bungus-ferreira

* Rodrigo Kiko Bungus Ferreira é manezinho nascido na Carlos Corrêa em 1968, morador da Rua Bento Góia em Coqueiros, Florianópolis, no tempo que o bairro tinha muito mais ruas de chão do que pavimentadas, muito mais áreas verdes do que construídas e as águas das baías eram limpas. Biólogo formado em 98 na UFSC, surfista há 34 anos, fabricante de pranchas de surf há 26 anos, viajante desde 94, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia. Luto por tudo que amo, e tenho a total certeza de que a educação, a conscientização e os bons exemplos são os melhores caminhos pra fazer um mundo melhor pra todos.

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook


Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

 

 

Deixe uma resposta