Pensar globalmente e agir localmente

Lema do ambientalismo em Coqueiros, bairro de Florianópolis

Por Rodrigo Kiko Bungus Ferreira *

Esse é o lema do ambientalismo e ele serve como uma luva pro tipo de comportamento que nós enquanto cidadãos temos que ter pra promover de forma gradual e eficiente as melhorias que nossa sociedade precisa realizar na promoção do bem estar comum.

Esperar que os políticos na ponta da pirâmide do poder tomem todas as decisões e providências pra promoção do desenvolvimento social e crescimento ordenado e ambientalmente equilibrado é praticamente uma utopia. Se não começarmos, aqui mesmo no nosso bairro de Coqueiros, a fazermos nosso papel no processo, estaremos apenas agindo como crianças mimadas que choram por não fazerem o que queremos.

Moradores de Coqueiros cuidam dos canteiros públicos na Avenida Almirante Tamandaré em Coqueiros, bairro de Florianópolis

Temos um importante papel construtivista na sociedade e cada um de nós é um elemento importante nesse processo, se passarmos a agir como formigas que trabalham em conjunto pro bem comum, cada um apoiando o trabalho do outro.

Eu tento fazer meu melhor pra servir de exemplo pro meu filho e muitas vezes ainda sou criticado por “querer aparecer”, me “achar o bonzão” ou ter ambições políticas. Confesso que em um primeiro momento é desanimador e revoltante, mas eu sei que na verdade é só um reflexo de uma sociedade acostumada a exigir o máximo e fazer o mínimo.

Passeata Coqueiros Florianopolis
Kiko na Passeata da Cidadania no Parque de Coqueiros

Um bom primeiro passo é recolher seu lixo, separar os recicláveis pra coleta seletiva que passa 2 vezes por semana no bairro e, se der, de vez em quando plantar uma árvore.

Se for demais, já fica de bom tamanho parar na faixa de pedestres e deixar a vaga pra idosos e deficientes pra quem realmente precisa.

Faixa de Pedestres Coqueiros Florianópolis
Cidadania em Coqueiros: Quem é Daqui Faz Assim

Um dia a gente aprende!

 

rodrigo-kiko-bungus-ferreira

* Rodrigo Kiko Bungus Ferreira é manezinho nascido na Carlos Corrêa em 1968, morador da Rua Bento Góia em Coqueiros, Florianópolis, no tempo que o bairro tinha muito mais ruas de chão do que pavimentadas, muito mais áreas verdes do que construídas e as águas das baías eram limpas. Biólogo formado em 98 na UFSC, surfista há 34 anos, fabricante de pranchas de surf há 26 anos, viajante desde 94, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia. Luto por tudo que amo, e tenho a total certeza de que a educação, a conscientização e os bons exemplos são os melhores caminhos pra fazer um mundo melhor pra todos.

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Tem um exemplo de cidadania aqui em Coqueiros?

Envie seu relato com fotos para floriapacoqueiros@gmail.com

Deixe uma resposta