Vida no bairro de Coqueiros. Confraternizar, partilhar e melhorar

Por Beatriz Kauduinski Cardoso

Minha filha está iniciando sua vida profissional num estágio que começou há apenas 4 meses. Este final de semana ela foi à festa de final de ano dos empregados da empresa. Perguntei como foi o dia festivo com os colegas e ela me respondeu:

Foi bom, conversei com o pessoal do design e perdi o medo deles!

Ela se referia a colegas de outro departamento a quem prestava serviços e ainda não conhecia muito bem. Eu achei graça da resposta tão natural e disse a ela:

A partir de agora você os verá com outros olhos e eles também tratarão você de forma diferente. O papo descontraído na festa abre as portas para a aproximação e para a melhoria do relacionamento no trabalho. Na segunda-feira você não terá mais medo!

Comentei com ela sobre a importância do bom relacionamento com os colegas e como os momentos de confraternização são propulsores de melhorias no trabalho. Nestes momentos um pouco mais relaxados, como o cafezinho por exemplo,  os colegas podem trocar idéias sobre determinados projetos, sobre questões pessoais e conhecer melhor as pessoas com as quais convivem. O legal é que as opiniões são mais espontâneas do que em momentos formais e propiciam a abertura para a criatividade e o bem estar pessoal.

Muitas empresas estão investindo para tornar o ambiente de trabalho mais agradável para seus funcionários, com salas de relaxamento, sala de jogos,  wi-fi, sala de ginástica, biblioteca, dentre outros, pois acreditam que assim podem melhorar o clima e  obter  melhores resultados. As pessoas ficam bem, a empresa vai bem.

Fazendo um paralelo com nossa comunidade do Bairro de Coqueiros, em Florianópolis, lembrei dos vários grupos constituídos por aqui: o pessoal da academia, igreja, comércio, escola, ciclistas, caminhadas no parque, aulas de arte, surfistas e a associação de moradores. Como seria importante que todos interagissem mais!

Confraternização na Paróquia Nossa Senhora do Carmo no bairro de Coqueiros, em Florianópolis
Foto Viva Coqueiros

 

Constato o quanto os relacionamentos são importantes para os moradores e para as melhorias que estamos conquistando para o nosso ambiente comunitário.

Feira Bairro de Coqueiros em Florianopolis
Foto Viva Coqueiros

 

Assim como as empresas, precisamos também de mais investimento para tornar nosso bairro mais agradável e propício ao encontro: mais praças, ampliação do Parque de Coqueiros, calçadas acolhedoras, trânsito mais amigável, locais próprios para reuniões,  incentivo  à participação da população nas decisões públicas.

Então devemos continuar lutando por isto, pois não resta dúvida que para alcançarmos a cidadania e a qualidade de vida que tanto almejamos é preciso ampliar as relações, interagir com o outro sempre, confraternizar e comemorar.

Comunidade no Parque de Coqueiros em Florianopolis

O final de ano é o momento oportuno quando recebemos muitos convites. Aceite e participe!  Vamos aproveitar para agradecer, relaxar,  ter novas idéias.

O Blog Viva Coqueiros é importante neste processo, pois facilita a comunicação e aproxima as pessoas. Por este ambiente virtual também podemos interagir e confraternizar. Basta curtir e compartilhar muuuuuuito!!

Os moradores ficam bem, o bairro vai bem.

Boas festas coqueirenses!

Viva Coqueiros


 

Beatriz Kauduinski Cardoso

* Beatriz Kauduinski Cardoso, graduada em Ciências Contábeis pela UFSC, especialista em finanças pela FEPESE/UFSC, especialista em Gestão Urbana e Habitacional pela ÚNICA/ESAG, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC na área de Gestão Urbana. Colaboradora da Caixa Econômica Federal desde 1989, com atuação na área de desenvolvimento urbano, especialmente em habitação. Vereadora suplente em Florianópolis, liderança comunitária do Continente e secretária da Associação de Moradores de Coqueiros. Escolheu Florianópolis para morar há 28anos, casada, mãe de 2 filhas. Morou por 3 anos em Coqueiros no início dos anos 90 e há 10 anos voltou de  vez!  Acredita nas pessoas, que cada um tem algo para contribuir com o bem de todos. Acredita na força do gesto, da iniciativa, da doação sem interesse particular. Acredita num mundo melhor! Não desiste nunca!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis. Santa Catarina

2 comentários em “Vida no bairro de Coqueiros. Confraternizar, partilhar e melhorar

  1. Muito legal sua matéria, e queremos dizer que o salão da paroaquia está a disposição para confraternizações de escolas e outras entidades que o necessitem.

Deixe uma resposta