Renovação

Por Beatriz Kauduinski Cardoso *

Na semana passada, cheguei em casa e encontrei minha secretária do lar, a Tânia Tanica, como a chamamos lá em casa, pendurada numa escada, tirando as cortinas. Ela me disse:

– Vamos preparar a casa para o Natal!

Desde que trabalha comigo há mais de 10 anos este ritual se repete, e uma tradição de minha família, que já estava um pouco esquecida, foi novamente trazida para nossa casa por ela. A cada final de ano preparamos a casa, lavamos tapetes e cortinas, limpamos gavetas, arrumamos armários e deixamos tudo limpo e cheiroso esperando o Natal e o Ano Novo.

Rodrigo-de-Haro-Narrativas
Rodrigo de Haro – Narrativas

Fiquei pensando como foi que esta tradição começou e fui pesquisar. Descobri que nos Estados Unidos e Europa fazem uma limpeza geral da casa na primavera, depois do inverno. Os Iranianos, também tem o costume de fazer uma limpeza assim, no final do ano, que se chama Khooneh Tekouni, que significa sacudindo a casa. No Japão a grande limpeza geral do Ano Novo é uma das mais antigas tradições japonesas e é realizada nos templos e santuários, empresas, escolas, órgãos públicos. Constatei que é uma tradição universal.

O bacana é que esta limpeza física deve vir acompanhada de uma “higienização” interior.  Segundo a tradição japonesa é o momento de tirar as fuligens e sujeiras alojadas na alma que devemos espanar para não carregá-las ao próximo ano.

Tem a ver com renovação, com esperança, com organizar-se para o novo que se anuncia.

Esta é uma daquelas tradições que devemos resgatar e manter viva e por isso agradeço imensamente à Tanica por tê-la trazido de volta.

Eli Heil - Madame Flores
Eli Heil – Madame Flores

 

Convido todos a nos aprontarmos para o novo ano. Vamos abrir nossas gavetas e armários interiores, tirar tudo de dentro e manter somente o que nos faz bem. Vamos limpar nossa alma de todas as mágoas e rancores passados, lavar nossa mente de pensamentos negativos e encher o nosso coração de esperança e amor.

Hassis O importante é a gente ter uma trincheira
Hassis – o importante é a gente ter uma trincheira

 

Que neste final de ano tomemos um banho de renovação e todas as coisas ruins saiam pelo ralo do chuveiro. Vamos sacudir o esqueleto e o espírito, gente!

Que 2015 venha repleto de paz, harmonia e saúde.

Um ótimo 2015 a todos nós!


 

Beatriz Kauduinski Cardoso

 

* Beatriz Kauduinski Cardoso, graduada em Ciências Contábeis pela UFSC, especialista em finanças pela FEPESE/UFSC, especialista em Gestão Urbana e Habitacional pela ÚNICA/ESAG, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC na área de Gestão Urbana. Colaboradora da Caixa Econômica Federal desde 1989, com atuação na área de desenvolvimento urbano, especialmente em habitação. Vereadora suplente em Florianópolis, liderança comunitária do Continente e secretária da Associação de Moradores de Coqueiros. Escolheu Florianópolis para morar há 28anos, casada, mãe de 2 filhas. Morou por 3 anos em Coqueiros no início dos anos 90 e há 10 anos voltou de  vez!  Acredita nas pessoas, que cada um tem algo para contribuir com o bem de todos. Acredita na força do gesto, da iniciativa, da doação sem interesse particular. Acredita num mundo melhor! Não desiste nunca!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis. Santa Catarina

2 comentários em “Renovação

  1. Ler sua Pagina.Gosto muito.Nos alemoans facendo faxina na primaveira.Eu mudo antes de Natal por chegando Visita.Minha alma esta ótimo a lado spiritual também apesar mais uma Filha nau esta mais no meu lado.Ela si mudo com meus 2 netos e Marido na Hawai Honolulo.Eu já esta acustomando uma Filha si mudo 8 anos no Japan.Mai sempre sente saudades.Agora tem uma Filha em Porto Alegre.Boas Festas.Abr.Elke

Deixe uma resposta