Obra-prima exposta na Praia do Meio em Coqueiros

Pessoal, começamos 2015 com arte e cultura. A arte está na confecção de um produto, em miniatura, com o requinte de quem tem talento para transformar a matéria prima em um objeto não utilitário, mas que traduz, com medidas exatas, em escala reduzida, o original. A cultura fica por conta da tradição, de se passar aos contemporâneos o que se faz há muito tempo.

Então, hoje trazemos ao blog de Coqueiros, aqui de Florianópolis, a miniatura de uma canoa, confeccionada pela família Lima, antigos moradores, que trazem consigo a arte e a cultura de transformar madeira em canoas.

Miniatura de canoa na Praia do Meio em Coqueiros Florianopolis
Foto Viva Coqueiros!

 

Essa miniatura de canoa foi intitulada de Obra-prima. Conversamos com o Carlinhos Lima, que é irmão do escultor, que disse que a sua família trabalha profissionalmente na confecção de canoas há muito tempo.

Veja abaixo a comparação entre a Obra-prima e uma canoa profissional.

Miniatura de canoa na Praia do Meio em Coqueiros Florianópolis
Foto Viva Coqueiros!

 

O avô de Carlinhos era engenheiro naval, e sempre construía canoas. As medidas da Obra-prima são idênticas a de uma canoa profissional, embora em escalas reduzidas.

Carlinhos Lima no rancho dos pescadores. Foto Viva Coqueiros
Carlinhos Lima no rancho dos pescadores. Foto Viva Coqueiros

Para os adoradores de plantão, infelizmente, a Obra-prima não está à venda, mas pode ser apreciada na Praia do Meio, em frente ao Rancho dos Pescadores.

Foto Viva Coqueiros!
Foto Viva Coqueiros!

Com isso, com a arte, a técnica e o talento da família Lima, queremos desejar a todos os leitores do blog um Feliz 2015, com a paz que a nossa natureza nos traz, e com a vontade de passar adiante a cultura que foi ensinada, como faz até hoje a família Lima.

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Deixe uma resposta