foto-antiga-bom-abrigo-coqueiros-florianopolis

Pessoal, recebemos essa imagem da Praia do Bom Abrigo, em Coqueiros, Florianópolis, no ano de 1948, do André Guttler. Para nós, foi uma emoção e tanto, pela própria imagem da época e, também, pelo relato que segue.

O André é filho dessa linda moça que está na foto, cercada pelas águas e matas de um Bom Abrigo ainda sem construções. Aliás, já era costume subir nas pedras, que se encontram na encosta, cercando o local, perfeitas, desde sempre, para registros de todas as épocas.

Leia abaixo o relato do André. Sim, você também irá se emocionar.

Praia do Bom Abrigo em Coqueiros Florianópolis 1948

Olá pessoal do Viva Coqueiros!

Que bom que gostaram da foto, nesse ano de 1948 meus pais se casaram e estavam em lua de mel. Ele morava no Rio de Janeiro e ela em Florianópolis e passaram a residir na capital catarinense tão logo casaram. De início moravam numa casa no início de Coqueiros próxima ao local onde hoje está o Supermercado Imperatriz.

Ele sempre gostou de tirar fotos numa época em que haviam poucas máquinas fotográficas, na verdade nessa época era mais fácil “contratar” um fotógrafo do que ter uma máquina própria.
Como estava iniciando carreira no Banco do Brasil acabou sendo transferido para diversas cidades: Blumenau, Florianópolis novamente, Erechim/RS, Gramado/RS, Blumenau novamente e Brasília – onde se aposentou. E retornou para Florianópolis após aposentado, onde vivem os dois até hoje no Balneário dos Açores – Pântano do Sul, os dois com 88 anos. Por sinal semana passada comemoramos na casa dele seu aniversário. Foram sete filhos, eu nasci em Erechim, e muitas mudanças e histórias marcaram toda a família.
Abraços e até qualquer momento,
André Guttler


Valeu, André Guttler! Saúde e felicidades a sua família! Envie o nosso carinho aos seus pais!

São muitas as histórias, que estamos buscando resgatar para que fique para sempre, para todos os que não conhecem e para os que ainda virão. Precisamos contar a nossa história, pois é somente ela que nos diferencia de outros lugares do mundo. A cultura de cada região é única, em meio a tanto produto que provém da globalização. Então, estamos solicitando a todos os leitores deste blog que enviem fotos antigas de Coqueiros  e região, com a data e um relato.

Assim, poderemos nos reconhecer hoje e sempre, através do nosso passado, de nossa história e do que trazemos na memória.

Quer enviar uma foto antiga? É só escrever para floripacoqueiros@gmail.com

Coqueiros agradece!

Tempos idos, que acordam cada vez que se olha uma imagem, um cheiro, um som ou um sonho.

Viva Coqueiros!

Florianópolis, Brasil