Moradora de Coqueiros pede ajuda a caso de possível abandono de cão em edifício em construção

Pessoal, a moradora do bairro de Coqueiros, em Florianópolis, Thalita Meneghim, informa que um cão está possivelmente abandonado em um edifício em construção entre a rua Antônio Jeneroso da Silveira e a avenida Tamandaré.

Moradora de Coqueiros pede ajuda

 

O que chamou a atenção da moradora foi o choro insistente do cão.

Esse cachorro lindo está largado há dias nesse prédio abandonado.
Não tem água, não tem comida e fica chorando muito alto. Da minha casa da pra ouvir o quanto ele chora.

Cão abandonado em prédio Coqueiros Florianópolis
O lugar está fechado com uma corrente com cadeado e em cima tem cerca elétrica. Ou seja, não tem nada que eu possa fazer. Só dar comida pra ele entre os espaços das madeiras.

Moradora de Coqueiros pede ajuda a caso de abandono de cão em edifício em construção

Alguém sabe de alguma ONG, ou algo que eu possa fazer?
Ele é tão lindo e ta sofrendo muito.

A rua é a Antônio Jeneroso da Silveira, em Coqueiros.

Cão abandonado em edifíco Coqueiros Florianópolis

Quem souber informações sobre os responsáveis poderá comentar aqui nesse post, para que sejam tomadas atitudes para preservar o bem-estar do animal.

Projeto de Lei proíbe uso de cães para serviços de vigilância em Santa Catarina

Ainda em tempo, em dezembro de 2014 foi aprovado o Projeto de Lei 0079/2013 que proíbe a prestação de serviços de vigilância de cães para guarda patrimonial em Santa Catarina.

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

 

11 comentários em “Moradora de Coqueiros pede ajuda a caso de possível abandono de cão em edifício em construção

  1. Hoje (sexta, dia 20/02), passei lá no horáro do almoço, ao meio dia e as 13:30, e não havia sinal do cão. Chamei algumas vezes, fiz barulho e nada. Havia vários potes próximo ao portão (que deve ser do pessoal que o alimenta) e mais algumas vasilhas mais ao fundo, que devem ser mantidas pelo vigia ou proprietário. As do fundo pareciam sujas.

    Já que não consigo entrar para verificar, não tenho certeza se ele pode estar dentro da edificação ou escondido. Por isso seria importante o contato com a moradora que informou o problema para conseguirmos mais informações antes de uma ação.

    Vou passar lá no início da noite e ver se há alguém no local. Se houver, vou conversar com eles e verificar em que estado está o cão (e se ele continua lá). Muitas vezes as pessoas fazem o que está ao alcance para que o animal seja bem tratado, mas não o suficiente. Nestes casos, uma pequena ajuda ou orientação resolvem. Por isso é importante também ouvirmos o outro lado da história antes de partir para um próximo passo.

    Caso não consiga contato com ninguém e venha a verificar que o cão está lá, irei tentar novamente contato com as pessoas que tomam conta do local amanhã durante o dia. Farei duas tentativas, uma de manhã e outra a tarde, pois estarei na região amanhã.

    Se mesmo depois dessas tentativas não conseguir falar com ninguém, para passarmos para o próximo passo, que seria o resgate do animal e a queixa na delegacia, seria muito importante que a moradora que fez a reclamação nos auxilie, informando há quanto tempo isto ocorre e confirme que o animal está em situação de abandono, para que a queixa seja devidamente fundamentada, o proprietário responda pelo que fez e tenhamos respaldo para remover o animal.

    No momento, há um problema que não consigo resolver. Não tenho ração aqui comigo nem potes para água. Se alguém puder fazer a gentileza de cuidar dessa parte, eu agradeceria.

    O local exato é este aqui: https://www.google.com.br/maps/@-27.604471,-48.580534,3a,75y,286.98h,74.39t/data=!3m4!1e1!3m2!1slfbknwvhF_m9bSQccZIC0w!2e0?hl=en

    Att.,
    Vilson

    1. Pessoal,

      Passei lá ontém e hoje. Novamente, não consegui encontrar o cão e também não havia ninguém no local.

      Se alguém ver o animal novamente por lá, informe aqui.

      Também dou a sugestão de ao citarem Facebook, twitter etc, que coloquem o link aqui, pois é praticamente impossível, a partir de um “está na página do facebook do fulano”, conseguir chegar até a publicação.

      Att.,
      Vilson

  2. Notícia de última hora: o cão já não está mais lá, segundo postagem da denunciante no perfil dela do facebook.

  3. Em tempo, se o local estiver abandonado, sem nenhum responsável e o animal estiver em flagrante sofrimento (que me parece ser obviamente o caso) a lei permite o arrombamento para resgate. Segue o que diz o código penal e a constituição federal:

    “Arrombar Casas para Resgatar
    Se o animal está abandonado, numa casa também abandonada, o ideal é você retirar este cachorro o quanto antes. Essa atitude é amparada por lei.

    Código Penal – Decreto-lei n° 2.848/40
    Art. 24 Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

    Constituição Federal
    Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    Agora, se o animal está sendo maltratado numa casa onde existe um “responsável”, este dever ser denunciado na Delegacia de Polícia.

  4. Já foi resolvido?? Posso ajudar.. Aonde fica? Vamos arrumar alguém que queira adotá-lo!

  5. Naquela edificação, mora um casal, que cuida do local, do cão e presta alguns serviços.
    Peço que verifiquem a Informação.

  6. A situação do animal é inaceitável. Alguém consegue o contato da moradora que está alimentando ele?

    A PM realmente remove o animal numa situação dessas? Alguém sabe qual o procedimento para que isto ocorra?

    Paralelamente seria importante denunciar o que está ocorrendo naquele local, para que a situação não passe impune. Pelo menos alguma incomodação o proprietário do local terá.

    Posso ajudar a conseguir um local, ou custear a hospedagem dele em um abrigo por alguns dias enquanto tentamos encontrar alguém que o adote.

    Att.,
    Vil

    1. Pra seguir os meios legais, seria bom ligar pra PM e pedir orientações como proceder e até mesmo solicitar uma viatura para acompanhar uma ida até o local e verificar a situação real. Sei de casos de construções abandonadas em que a PM tem sim poder pra arrombar cerca/portão/etc e resgatar o animal. Só não podem ficar com ele. E, considerando que maus tratos e abando de animais é crime, vale a denúncia de qualquer forma. Só precisa saber quem são os proprietários do loca.

      Outra opção é tentar resgatar o cão por conta própria. Mas ai pode caracterizar invasão de propriedade privada.

  7. Bom dia! O projeto de aluguel de cães em SC foi reprovado pelo nosso atual governador. Uma vergonha para SC, pois os outros estados já foi aprovada lei q proíbe as exploração de animais. Referente ao cão, ele é do morador do prédio e vigia noturno da rua.

  8. Alguém já se manifestou? Podem acionar a polícia para resgatar o coitadinho. Eles podem arrombar. Mas tb precisa alguém que possa ficar com ele…

Deixe uma resposta