O novo Plano Diretor e a construção de rua no pequeno mangue da Coqueiros

coqueiros_florianopolis_vista_aérea
Clique de Guta Cunha

Por Beatriz Kauduinski Cardoso *

Já falamos aqui sobre duas mudanças no novo Plano Diretor que foram prejudiciais à comunidade de Coqueiros, em Florianópolis, e que dizem respeito às áreas verdes existentes atrás do Posto Nienkotter e na Ponta da Ilhota.

A terceira mudança, que trataremos hoje e com a qual não podemos concordar, é a construção de rua sobre área de Área de Preservação Permanente, o nosso pequeno manguezal.

 

Rua acabará com o mangue e ocupará parte da área do Parque de Coqueiros

O novo Plano Diretor prevê o traçado de uma via (SCC26) avançando sobre o manguezal de Coqueiros.Esta rua não é uma necessidade da comunidade e além de acabar com o manguezal, ocuparia parte da área do Parque de Coqueiros, já pequeno para a demanda cada vez maior.

Mapa rua mangue Coqueiros Florianopolis
Google Earth

 

Em audiência pública especialmente para tratar do assunto, em 20 de junho de 2012, os moradores presentes manifestaram-se pela exclusão da rua, assim como em diversas outras oportunidades durante as discussões do Plano Diretor.

Além disso, o local tem o reconhecimento como  área de preservação permanente conforme pareceres da FLORAM, ICMBIO e IBAMA cujos trechos destacamos abaixo;

a) Informação Técnica do ICMBIO 102/2011 datada de 26/09/2011:

Informação Técnica do ICMBIO

b) Extrato do Parecer FLORAM – PA 145/2011:

Extrato do Parecer FLORAM manguezal Coqueiros

c) Laudo IBAMA 023/2013 de 28/01/2013:

Laudo IBAMA mangue Coqueiros Florianopolis

Outro fato questionável com relação ao manguezal foi o zoneamento indevido da área como ZAN – Zona de Amortecimento Natural – Encosta.

Ora, não se trata de Zona de Amortecimento Natural e muito menos encosta. A classificação correta diante das evidências técnicas seria Area de Preservaçao Permanente – APP.

Ressaltamos que em diversas ocasiões alertamos a equipe do Plano Diretor quanto a esse zoneamento equivocado e mesmo assim não foi corrigido. Por que? Se o local é uma APP está zoneado como ZAN, que é mais permissiva? Ainda assim, se é planície, por que está zoneado como encosta? Para facilitar uma mudança futura?

Em nome dos moradores de Florianópolis, da preservação dos ambientes legalmente protegidos e do planejamento urbano de nossa cidade, nossa solicitação é para que a rua prevista seja excluída do atual Plano Diretor.

Considerando as relevantes e inquestionáveis manifestações técnicas apresentadas, inclusive do próprio órgão municipal, solicitamos o zoneamento da área abrangida nos pareceres como Área de Preservação Permanente (APP) e não como ZAN – Zona de Amortecimento Natural Encosta.

Então, caros moradores, precisamos de vigilância total e divulgação a todos da situação de nosso pequeno manguezal!

E até a próxima, quando espero trazer melhores notícias.


Acompanhe também

Novo Plano Diretor: mudanças na Praça da Ilhota em Coqueiros

Fotos do mangue de Coqueiros: as maravilhas intocáveis da natureza


 

Beatriz Kauduinski Cardoso

* Beatriz Kauduinski Cardoso, graduada em Ciências Contábeis pela UFSC, especialista em finanças pela FEPESE/UFSC, especialista em Gestão Urbana e Habitacional pela ÚNICA/ESAG, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC na área de Gestão Urbana. Colaboradora da Caixa Econômica Federal desde 1989, com atuação na área de desenvolvimento urbano, especialmente em habitação. Vereadora suplente em Florianópolis, liderança comunitária do Continente e secretária da Associação de Moradores de Coqueiros. Escolheu Florianópolis para morar há 28anos, casada, mãe de 2 filhas. Morou por 3 anos em Coqueiros no início dos anos 90 e há 10 anos voltou de  vez!  Acredita nas pessoas, que cada um tem algo para contribuir com o bem de todos. Acredita na força do gesto, da iniciativa, da doação sem interesse particular. Acredita num mundo melhor! Não desiste nunca!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

É permitida a reprodução total ou parcial deste conteúdo desde que preservada a fonte: http://www.vivacoqueiros.com

 

 

Um comentário em “O novo Plano Diretor e a construção de rua no pequeno mangue da Coqueiros

  1. Tenho diversos flagrantes de acves de arribação, inclusive os elegantes flamingos. Os blogs Viva Coqueiros e Coqueiros Floripa tb publicaram diversos instantâneos.
    Não poderiamos organizar esse material e encaminhá-los para os Ministérios Públicos municipal; estadual e federal?
    Não poderíamos realizar uma 2.ª expedição fotográfica na área, com membros com experiência na área (biólogos; engenheiros florestais; advogados c/experiência em Meio Ambiente; fotógrafos; ambientalistaS; educadorews ambientais; interessados?
    O Relatório seria encaminhado par todas as instituições que tem responsabilidade ambiental.
    O objeto é obrigá-los a tomar decisões técnicas, e não comerciais…
    Sou eletricista, mas topo participar!

Deixe uma resposta