Trânsito Coqueiros Florianopolis

Após um mês da instalação dos semáforos nas avenidas Max de Souza e Tamandaré, no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, fizemos uma enquete com os motoristas e pedestres.  Nosso objetivo era o de analisar o resultado da instalação, e o grau de satisfação ou insatisfação dos que utilizam as avenidas como motoristas ou como pedestres. A enquete foi realizada no próprio local. Quando o semáforo fechava, perguntávamos aos motoristas as suas opiniões sobre os pontos fortes e fracos da instalação dos semáforos. Aos pedestre que esperavam para atravessar alguma das avenidas, realizamos a mesma enquete, sobre os mesmos pontos.

Nossa enquete estava baseada nas seguintes perguntas:

  • Qual é a sua opinião sobre os resultados da instalação dos semáforos nas avenidas Max de Souza e Tamandaré?
  • Você tem alguma dica sobre as melhorias que poderiam ser realizadas?

Com essas duas perguntas, obtivemos mais de 70 respostas de motoristas e pedestres.

O resultado trouxe algumas dicas importantes que, somadas a outras opiniões, poderão ser implantadas para a melhoria do fluxo no local.

  • As ruas laterais do posto de gasolina deveriam ter mão única. A rua Marques de Carvalho deveria ter mão apenas para acesso à subida.

Trânsito Coqueiros Florianopolis

  • O que está ocorrendo é que os veículos que descem pela Marques de Carvalho, ao querer realizar a conversão à esquerda, para a Avenida Tamandaré, acabam fechando os veículos que seguem pela Max de Souza em sentido bairro-centro.

Trânsito Coqueiros Florianopolis

  • Caso a rua Marques de Carvalho tenha somente acesso para a subida, naturalmente, a outra rua lateral ao posto de gasolina, a rua Miguel Daux, teria que descer.

Semáforos bairro Coqueiros em Florianópolis

  • Outra opiniões relevantes foram coletadas em conversas com pedestres que esperavam no sinal para atravessar. Praticamente, todos elogiaram a implantação dos semáforos, pois tinham muitas dificuldades em atravessar antes disso.

 

Leia também: Semáforos da Max de Souza e Tamandaré são ativados

Eu busco minha filha no colégio e já passamos por riscos muito grandes, de carros que desviaram da gente, que vinham em velocidade e não conseguiram parar. Para mim, o semáforo nos traz segurança. É só esperar um pouco que todos tem vez: motoristas e pedestres.  – Maria Luiza Santos, 36 anos, moradora de Coqueiros.

Muito ruim. A fluidez do trânsito que já era caótico, ficou insuportável. – Nayara Barbosa, via Facebook

Pessoal, nossa proposta é que vocês opinem aqui nos comentários do blog, para podermos, juntos, saber se poderemos melhorar ainda mais o fluxo no local. Então, a palavra é de todos que transitam pelo local. Vamos lá?

  • Qual é a sua opinião sobre os resultados da instalação dos semáforos nas avenidas Max de Souza e Tamandaré?
  • Você tem alguma opinião sobre as melhorias que poderiam ser realizadas?

 

Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook


Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.