Comunidade opina sobre os semáforos instalados em Coqueiros

Trânsito Coqueiros Florianopolis

Após um mês da instalação dos semáforos nas avenidas Max de Souza e Tamandaré, no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, fizemos uma enquete com os motoristas e pedestres.  Nosso objetivo era o de analisar o resultado da instalação, e o grau de satisfação ou insatisfação dos que utilizam as avenidas como motoristas ou como pedestres. A enquete foi realizada no próprio local. Quando o semáforo fechava, perguntávamos aos motoristas as suas opiniões sobre os pontos fortes e fracos da instalação dos semáforos. Aos pedestre que esperavam para atravessar alguma das avenidas, realizamos a mesma enquete, sobre os mesmos pontos.

Nossa enquete estava baseada nas seguintes perguntas:

  • Qual é a sua opinião sobre os resultados da instalação dos semáforos nas avenidas Max de Souza e Tamandaré?
  • Você tem alguma dica sobre as melhorias que poderiam ser realizadas?

Com essas duas perguntas, obtivemos mais de 70 respostas de motoristas e pedestres.

O resultado trouxe algumas dicas importantes que, somadas a outras opiniões, poderão ser implantadas para a melhoria do fluxo no local.

  • As ruas laterais do posto de gasolina deveriam ter mão única. A rua Marques de Carvalho deveria ter mão apenas para acesso à subida.

Trânsito Coqueiros Florianopolis

  • O que está ocorrendo é que os veículos que descem pela Marques de Carvalho, ao querer realizar a conversão à esquerda, para a Avenida Tamandaré, acabam fechando os veículos que seguem pela Max de Souza em sentido bairro-centro.

Trânsito Coqueiros Florianopolis

  • Caso a rua Marques de Carvalho tenha somente acesso para a subida, naturalmente, a outra rua lateral ao posto de gasolina, a rua Miguel Daux, teria que descer.

Semáforos bairro Coqueiros em Florianópolis

  • Outra opiniões relevantes foram coletadas em conversas com pedestres que esperavam no sinal para atravessar. Praticamente, todos elogiaram a implantação dos semáforos, pois tinham muitas dificuldades em atravessar antes disso.

 

Leia também: Semáforos da Max de Souza e Tamandaré são ativados

Eu busco minha filha no colégio e já passamos por riscos muito grandes, de carros que desviaram da gente, que vinham em velocidade e não conseguiram parar. Para mim, o semáforo nos traz segurança. É só esperar um pouco que todos tem vez: motoristas e pedestres.  – Maria Luiza Santos, 36 anos, moradora de Coqueiros.

Muito ruim. A fluidez do trânsito que já era caótico, ficou insuportável. – Nayara Barbosa, via Facebook

Pessoal, nossa proposta é que vocês opinem aqui nos comentários do blog, para podermos, juntos, saber se poderemos melhorar ainda mais o fluxo no local. Então, a palavra é de todos que transitam pelo local. Vamos lá?

  • Qual é a sua opinião sobre os resultados da instalação dos semáforos nas avenidas Max de Souza e Tamandaré?
  • Você tem alguma opinião sobre as melhorias que poderiam ser realizadas?

 

Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook


Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

6 comentários em “Comunidade opina sobre os semáforos instalados em Coqueiros

  1. Continuo insistindo que aquele semáforo foi uma das melhores medidas que já foram tomadas para regulamentar e ordenar o trânsito em Coqueiros. Nós todos temos que nos acostumar com o fato de aguardar um pouco mais do que era antes. Ficou absolutamente tranquilo para motoristas e pedestres, considerando-se o fato de que ninguém corre qualquer risco se observar atentamente quem pode passar e quem deve aguardar. Não podemos esquecer que, quando transitamos como pedestres, queremos segurança. Os mais afoitos devem procurar rotas alternativas, que são muitas, propiciando à maioria esmagadora a tranquilidade de ter segurança. Observo, todos os dias, que muitos motoristas não tem um mínimo de paciência. Vamos desarmar os espíritos e deixar fluir.

  2. Ficou horrível, moro na região a 30 anos e até achava que havia a necessidade, mas na prática ficou muito ruim e muitas pessoas estão fugindo do semáforo por rotas alternativas. Acho que se algum responsável ficar 15 minutos nos horários de pico no local vai ver que piorou muito a fluidez e até a segurança de todos, inclusive pedestres que não esperam o mesmo fechar para atravessar as ruas…Paulo André.

  3. Creio, salvo juízos superiores, que este semáforo trouxe ordem ao transito e segurança aos pedestres. O que mais interrompe o transito em Coqueiros é o fato de que motoristas cometem a infração mais injusta à população, que é a ocupação dos espaços destinados aos ônibus, nos pontos de parada, obrigando aos condutores daqueles veículos permanecer parados na pista quando do embarque ou desembarque de cidadãos que, muitas vezes, deslocam-se na chuva, vento, frio ou calor, apenas para que poucos (infratores) possam estacionar defronte ao estabelecimento que pretendem usar, para não ter o ” grande trabalho ” de caminhar alguns metros. Creio que o Viva Coqueiros poderia iniciar campanha educativa (mesmo que se possa achar que todos sabem o que podem ou devem fazer) e, ao mesmo tempo, pressionar as autoridades de transito para que cumpram com suas obrigações de fiscalização.
    Obrigado pela oportunidade de ocupar este espaço que tem, em diversas situações, demonstrado que veio para ficar.
    Paulo Roberto de Souza

  4. Não vi melhoria na mobilidade! Também transito tanto de carro como a pé e achei muito mais complicado! Piorou, sem dúvida! Trânsito não flui como na época em que não havia semáforos! Desnecessário! Concordo com a Cristina Segalla que lombada eletrônica ou radares já bastava! EM TEMPO: sou moradora do bairro há 10 anos e nunca vi tão péssima idéia!

  5. Na minha opinião não havia necessidade de mais semáforos em Coqueiros, por enquanto. Círculo tanto de carro quanto a pé onde colocaram os semáforos e achei mais desvantagens do que vantagens. Formou filas, engarrafamentos e demora na circulação dos veículos. Antes o carro parava, o pedestre passava e então o carro seguia seu caminho em um tempo muito menor do que o semáforo permite. Minha sugestão, seria reativar a lombada eletrônica que ja existia, ou colocar radares no locar, além de mais sinalização de área escolar.

Deixe uma resposta