Elephant Parade no Parque de Coqueiros em Florainópolis
Gudi Gudi eLefantinho da artista plástica Albertina Prates

O Parque de Coqueiros, em Florianópolis, recebe duas obras que fazem parte da composição da Elephant Parade 2015. 

O Gudi Gudi eLefantinho, da artista plástica Albertina Prates, e o Eleflora, elefantinho do artista plástico Marcelo Barnero podem ser vistos na entrada no Parque, ao lado da Alameda dos Namorados.

Eleflora, elefantinho do artista plástico Marcelo Barnero

As esculturas são de fibras de vidro e tem um metro e meio, pesando 70 quilos.

História do Elephant Parade

Muitas pessoas já ficaram sabendo da Elephant Parade, pois as imagens circulam pelo mundo, e aqui em Floripa já tivemos algumas exposições. Nossa sugestão é a de que as crianças que frequentarem o Parque de Coqueiros saibam que esse evento mundial tem uma história muito bonita, de preservação aos elefantes, e que começou com algo muito triste: a explosão de uma granada na Mosha, um elefante bebê, que acabou perdendo uma das pernas.

Elephant Parade no Parque de Coqueiros em Florianópolis
Mosha, um elefante bebê, que perdeu uma das pernas em uma explosão de granada foi o inspirador do Elephant ParadeaElephantt Parade foi fundado por Marc e Mike Spits (pai e filho), em 2006. O elefantinho Mosha foi a inspiração para a mostra.

Queríamos fazer algo estrutural, algo que seria rentável no longo prazo. Esta é a única maneira em que nós podemos fornecer ao elefante um futuro sustentável.

Em 2007, a primeira exposição foi realizada em Roterdã, na Holanda. Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua a receber fundos para cuidar da mascote da Elephant Parade.

Para salvar os elefantes

Segundo os organizadores do Elephant Parade:

Os elefantes asiáticos e africanos estão em perigo e precisam da ajuda de todos. A perda de habitat natural, comércio de marfim e os conflitos entre humanos e elefantes são os maiores problemas que os ameaçam.

  • 33.000 elefantes africanos são mortos a cada ano,  ou um elefante a cada 15 minutos, principalmente pela caça furtiva.
  • Há menos de 50.000 elefantes asiáticos no mundo. Nos últimos 100 anos, o seu habitat foi reduzido em 95% e sua população diminuiu em 70%
  • Conhecido como o “jardineiro da terra”, muitas plantas e animais dependem dos elefantes para viverem. Se os elefantes desapareceram, muitas outras espécies também serão extintas.
  • O elefante será extinto em 30 anos se não fizermos alguma coisa agora. A Elephant Parade está empenhada em angariar fundos para fazer a diferença e ajudar a salvar elefantes.
  • Veja mais informações e como você poderá ajudar, no Elepanht Parade Floripa 2015
O que: Elephant Parade 2015
Onde: Parque de Coqueiros, no bairro de Coqueiros, em Florianópolis
Quando: de 10/12/2015 a 29/03/2016


Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.