Convivência entre crianças e cães soltos no bairro de Coqueiros em Florianópolis
Foto enviada pela moradora K, que reside há 10 anos em Coqueiros, na tentativa de piquenique com as crianças.

O bairro de Coqueiros, em Florianópolis, possui vários ambientes naturais (parque e praças), que são frequentados por diversas pessoas e animais. Essa convivência pode ser salutar caso as pessoas consigam respeitar as outras e ter a consciência de que nem todos estão naquele local com o mesmo propósito.

Diversos relatos foram enviados aqui para o Viva Coqueiros em tempos diferentes, com argumentos que norteiam a falta de bom senso de alguns frequentadores de nosso Parque e nossas praças.

Ontem recebemos um relato de uma moradora que nos levou a produzir essa matéria. Esse é o caso que aconteceu na Praça e Marina Ponta da Ilhota, e queremos contar hoje aqui no blog.

Oi, gostaria de uma informação. Por acaso você sabe me dizer se a Praça Ponta da Ilhota é só para cachorros? Sempre fui e nunca tive problemas, hoje fui com minha filha e uma amiga, ambas de 4 anos, tivemos que ir embora de tanto cachorro. Um deles pulou na minha filha, meu marido teve que pagar o cachorro no colo para tirar de cima da menina, veio outro de pequeno porte e avançou também. Meu marido colocou o pé na frente do cachorro, eis que o dono falou que ali é o parque dos cachorros. Gostaria de saber se é, porque assim não a levo mais, mas para que ter parquinho infantil se é para cachorro?

praca-coqueiros-florianopolis

O dono do cachorro de pequeno porte falou para não chutarmos os cachorros porque não íamos gostar de que eles chutassem as crianças. Oras, um parque que tem brinquedos, ou seja, infantil, cheio de cachorro solto, é um perigo, não sabemos a reação do cachorro ao ver uma criança correndo.

Acabamos indo embora e fazendo o piquenique com as pequenas no parquinho da Praia do Meio

Pessoal, nossa opinião é a de que todos nós, frequentadores das praças públicas de Coqueiros, deveremos usar o bom senso para não haver problemas com outros frequentadores. Nosso Parque de Coqueiros, assim como as praças, são de todos e servem para diversos propósitos. O melhor é manter os cães próximos aos seus donos para que se possa evitar problemas como o que foi relatado nessa matéria. Não há como se ter certeza de que um cão não irá atacar – cães de pequeno porte não tem uma mordedura tão potente quanto os de grande porte, mas podem machucar uma criança. Lembramos que a Praça e Marina Ponta da Ilhota tem um parquinho infantil que é frequentado por crianças. Também, é muito comum a realização de piqueniques, com toalhas jogadas ao chão.

Praça da Ilhota Coqueiros Piquenique_

Para evitar o desconforto de um cão invadindo um espaço de socialização das pessoas que curtem seu piquenique, nossa sugestão é a de que os cães estejam seguros com seus donos. Com certeza, todos poderemos viver melhor se soubermos que (sim, vale o ditado) a nossa liberdade termina quando começa a do outro.

E, atenção! Não há Parque ou Praça em Coqueiros que seja destinado somente às crianças ou aos animais.

Para saber mais sobre esse tema, sugerimos a leitura sobre os deveres dos proprietários de animais domésticos.

 


 

Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook


Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.