Pintura do Bar das Pedras por Hamilton Mendonça

Praia de Itaguaçu, em Florianópolis, é um dos locais mais lindos de nossa região, que contempla as pedras, dentro do mar, esculpidas pela natureza, como uma obra de arte ao ar livre. 

Eis que, para nossa surpresa, encontramos uma publicação do Carlos Damião, renomado colunista do Notícias do Diaem uma rede social, que mostrava uma pintura do Bar das Pedras, imagem que foi produzida pelo artista plástico Hamilton Mendonça, na década de 1980.

Conversamos com o Damião, que permitiu a publicação da imagem, além de um relato seu sobre a pintura e o momento histórico que viveu com a sua família aqui em Coqueiros.

carlos-damiao-colunista-noticias-do-dia-florianopolis

O quadro foi adquirido por meu pai, Wanderley Martins, provavelmente no mesmo ano em que foi pintado, 1980. Moramos um tempo razoável em Coqueiros, na região do Saco da Lama, hoje Parque de Coqueiros. Quando adolescentes, eu e meus irmãos frequentávamos as praias do bairro, mas a que mais gostávamos era a de Itaguaçu.

Pintura do Bar das Pedras por Hamilton Mendonça

Nosso pai sempre estava conosco e, enquanto nos divertíamos, frequentava o Bar das Pedras. Ele gostava da simplicidade, do aspecto rústico, da cerveja gelada e das ostras que eram servidas. Tinha um carinho especial pelo lugar. Por isso, acredito que tenha comprado a pintura de Hamilton Mendonça.

cropped-cropped-post_bruxas_coqueiros_floripa.jpg

 

Leia também: A Lenda das Bruxas de Itaguaçu

 

 


 

Carlos Damião, obrigada por ceder a imagem da pintura aqui para o Viva Coqueiros, além de prestar um relato sobre o tema. Esse resgate é muito importante para a história da nossa região.


Caso você tenha alguma imagem antiga de Coqueiros e região, envie para nós, pelo vivacoqueiros@gmail.com , com um relato sobre a imagem, que pode ser contextualizada em forma de opinião.

 

Quadro sobre fotografia da Praia de Itaguaçu: Autoria de Jucinéia Virtuoso Favero


Leia também a incrível história de Um quadro para Coqueiros

 

 

 


Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.