Presepada e pantomima no Parque de Coqueiros

Plantio de árvores no Parque de Coqueiros

Por Rodrigo Kiko Bungus Ferreira *

Alertado por amigos que viram uma publicação em um blog da cidade sobre um plantio de mudas que seria feito no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, hoje de manhã, eu, na qualidade de Biólogo e presidente da Associação de Moradores do Bairro, fiquei curioso pra ver essa ação, uma vez que pra nós da associação de moradores conseguirmos fazer uma ação dessas precisamos de todo um trâmite burocrático que vai da autorização escrita da FLORAM e conseguir mudas junto a ela, até autorização da própria administração do parque.

Pois bem, lá no parque eu procurei o responsável técnico da FUNDAGRO  (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina) que apesar do nome pomposo e com mote sustentável já tinha me deixado extremamente preocupado por eu ter observado algumas aberrações e discrepâncias na ação deles.

Plantio de árvores no Parque de Coqueiros

 

Primeiramente eu vi algumas mudas de Aroeira vivas e brotadas, embora com as pontas um pouco ressecadas arrancadas e ao lado delas novas aroeiras plantadas, o que era um absurdo. Um pouco mais adiante vi pés de Palmito Juçara plantados em uma área extremamente aberta e insolada, quando se sabe que esta espécie é de ambiente sombreado e úmido e não pro ambiente onde foram plantados.

Plantio de árvores no Parque de Coqueiros

 

Pra piorar, o pessoal da FUNDAGRO estacionou sua caminhonetona sobre a grama e foram incapazes de deixar o carro no estacionamento e se deslocarem a pé pelo parque, o que convenhamos, não é um comportamento nada sustentável, além de demonstrar desrespeito pela integridade do parque.

Plantio de árvores no Parque de Coqueiros

 

Diante disso fui questionar o responsável pela ação e saber se essa fundação era bancada pela iniciativa privada ou com dinheiro público, e fui informado que era bancada pelos 2, pois tinham projetos que as administrações públicas bancavam com o dinheiro do erário por serem de interesse, digamos, coletivo. Hummmmmm…… Mas como ele salientou, tudo devidamente aprovado pelo Ministério Público. Infelizmente o MP não tem pessoal com conhecimento técnico pra reconhecer problemas, principalmente nessa área de sustentabilidade e ações ambientais, mas sejamos crédulos então, embora nós tenhamos ficado bem curiosos em relação as demais ações dessa fundação.

Plantio de árvores no Parque de Coqueiros

 

Por fim, questionei a Engenheira Ambiental responsável sobre o porque de terem retirados mudas sadias de uma espécie pra substituir por outra da mesma espécie, e culparam a administração do parque já que foram os funcionários do parque que fizeram todas as covas.

Questionei também o plantio dos palmiteiros em área imprópria e fui informado que eles irão monitorar as mudas e refazer o plantio caso alguma morra.

Bom, espero que essa ação que eles fizeram com todo um cinematográfico aparato midiático não tenha saído do erário, uma vez que nós da comunidade faríamos algo muito maior, melhor e de forma espontânea e voluntária, de preferência com a FLORAM não sendo tão criteriosa e burocrática conosco.

rodrigo-kiko-bungus-ferreira

 

* Rodrigo Kiko Bungus Ferreira, Presidente da Associação dos Moradores de Coqueiros, é manezinho nascido na Carlos Corrêa em 1968, morador da Rua Bento Góia em Coqueiros, Florianópolis, no tempo que o bairro tinha muito mais ruas de chão do que pavimentadas, muito mais áreas verdes do que construídas e as águas das baías eram limpas. Biólogo formado em 98 na UFSC, surfista há 34 anos, fabricante de pranchas de surf há 26 anos, viajante desde 94, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia. Luto por tudo que amo, e tenho a total certeza de que a educação, a conscientização e os bons exemplos são os melhores caminhos pra fazer um mundo melhor pra todos.

 

 

 

E nós, do Viva Coqueiros, estávamos lá para ajudar a esclarecer que existem medidas que devem ser tomadas para que ações como estas sejam realizadas no Parque de Coqueiros. A primeira, é o conhecimento sobre as árvores e o melhor local para o seu plantio. A segunda, é conhecer a rotina do Parque.

Plantio de árvores no Parque de Coqueiros

Para terem uma ideia, plantaram uma muda ao lado da quadra de basquete, que não tem proteção.


Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

9 comentários em “Presepada e pantomima no Parque de Coqueiros

  1. O parque é da Cidade de Florianópolis, não somente dos moradores de Copqueiros.

  2. Hum, varios comentários e ao mesmo tempo. Hahaha. Disfarça, galerinha. Ta na cara que sao da turma, ou conhecidos e resolveram se unir para abafar as criticas. Para que ta feio!

  3. Presepada? Pantomima? Prezados, vamos com calma com os vocabulários que não expressam o que foi feito. Pelo que foi descrito acima, parece que a ação ao invés de efetuar o plantio de mudas acabou retirando plantas do local. Por mais leigo que eu seja na área botânica, creio que cada muda plantada no local seja um ganho para o parque e para todos nós que usufruímos do mesmo. Se houver algo a ser melhorado, que sejam dadas sugestões para esta melhoria, pois apontar o dedo, reclamar e achar defeitos não me parece a melhor atitude. Porque ao invés de indagar sobre as ações, não tentamos fazer parte da mesma? Outra coisa, duvido que a administração do parque não tenha dado autorização para o plantio e indicado o local e mudas a serem plantadas?! Não nos deixemos levar por questões de disputa que quem fez o quê? e quando foi feito? O parque é da população como um todo, de Coqueiros, de Florianópolis e de toda SC. Vivemos em uma época de divisão exacerbada, do tipo se você não pensa/age igual a mim, então você está contra mim. Volto a frisar, tem sugestões, melhorias a fazer, faça! Mas não seja mesquinho de não ver nada de positivo na atitude de outros.

  4. Sou moradora do Coqueiros e fico triste em saber que a associação não consegue ver o lado positivo de uma ação como essa! Parabéns para essa fundação que teve a iniciativa que outras pessoas não tiveram. E como estão falando no post havia uma engenheira ambiental no local, sendo assim deve ter avaliado as mudas possíveis para o local. Vamos esquecer a “politicagem” e pensar no lado do meio ambiente e no quão importante é plantar árvores nesse local que precisava tanto. O parque é lindo e com mais árvores será melhor ainda! Todos ganham, o meio ambiente e a população. Parabéns pela iniciativa dessa fundação. Vocês merecem todo o nosso respeito.

  5. Eu vi todo este circo. Incrível como não respeitam um parque que a comunidade zela com carinho porque sabe o quanto custou no bolso de cada morador. Fizeram buracos na grama, desnecessariamente. O parque tem uma rotina que aconteceu espontaneamente e deve ser respeitada. Por favor, não mexam no que já deu certo, o parque já está pronto e a própria comunidade prefere fazer sugestões, consultem as associações organizadas da região antes de liberar qualquer ação no local! Seria ótimo se canalizassem toda esta “boa vontade” e preocupação com o meio ambiente, no sentido de exigir novos parques e praças. Façam isso! Lutem pela implantação de parques em outros bairros. Seria maravilhoso se cada bairro tivesse um parque para que a população pudesse usufruir dos benefícios, e perto das suas residências. Estamos precisando de mais verde e sossego em toda a cidade!

    1. Infelizmente, não. Apenas buracos na grama em lugares inadequados. Não estudaram a rotina do parque. Que lástima, não?

  6. Atitude Irresponsável que demonstra que estamos longe de uma administração com boa governança e que tenha um diálogo aberto com a comunidade.

Deixe uma resposta