Mar não é esgoto – manifestação contra a poluição do mar da região inicia hoje

Mar não é esgoto

Nesta sexta-feira, 12, as associações do bairro de Coqueiros, em Florianópolis, iniciaram uma manifestação contra a poluição do mar da região. Com um bacio ancorado ao mar e muitas faixas com temas diversos sobre o poluição das águas, os ativistas chamam a população para um dos problemas mais sérios da região.

Rodrigo Kiko Bungus Ferreira, Presidente da Associação dos Moradores de Coqueiros falou com o Viva Coqueiros enquanto pregava as estacas das faixas.

O movimento de carros era intenso hoje, por volta das 8h, quando os manifestantes iniciaram os trabalhos. Muitos carros paravam e os motoristas tiravam fotos. As pessoas ficaram surpresas e acabaram declarando as suas preocupações com a poluição do mar da região.

A manifestação culminará no próximo domingo, no Parque de Coqueiros, em que serão distribuídos panfletos e a pintura de grafiteiros em privadas que serão colocadas no local.

Portanto, chamamos toda a comunidade para este evento.

O Viva Coqueiros também colocou a mão na massa.

Em defesa da balneabilidade de nossas praias

Nossas baias, praias e estuários não suportam mais a situação da poluição por esgotos, que já ultrapassou todos os limites, inclusive legais. O sistema de esgotamento sanitário oferecido pela concessionária CASAN não pode ser tão falho ao ponto de extravasores serem a regra e não uma exceção. Durante décadas a CASAN arrecadou centenas de milhões de Reais e destinou um fração muito aquém da necessária pra promover as adequações necessárias na rede e no tratamento pra suportarem o aumento da demanda, e isso provocou um grave colapso no sistema. Devido a dezenas de ações e condenações na justiça, a empresa se viu obrigada a correr atrás do tempo perdido e fazer os investimentos necessários, embora ainda muito menos do que o realmente necessário.

Em vista dista disso cobramos URGÊNCIA na implementação de soluções DEFINITIVAS tanto na modernização e adequação das redes coletoras quanto na implantação de sistemas de tratamento eficientes (nível terciário).

SENDO ASSIM EXIGIMOS:

1 – Implementação urgente de novas tecnologias e modernização na rede coletora de esgoto com vistas a sanar os vários problemas técnicos, com instalação de redes dimensionadas pra suportar a demanda sem a necessidade de extravasores e acabar com vazamentos e ligações irregulares.

2 – Priorização da construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em regiões com redes coletoras já instaladas e que essas sejam modernas, eficientes e a nível terciário.

3 – Aumento da fiscalização e do rigor punitivo sobre os infratores.

4 – Fim da gestão NÃO-TÉCNICA da CASAN.

5 – Planejamento estratégico da gestão dos esgotos pra região metropolitana com dimensionamento para pelo menos 2 décadas a frente.

SABEMOS QUE EXISTE O DINHEIRO, FALTA APENAS A VONTADE DE INVESTIR.

O Mar não é esgoto é um evento promovido por todas as associações dos bairros da região, Amaba, Amba, Ampims, Pró-Coqueiros, Bloco da Bernunça e Viva Coqueiros.

 


Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina.

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

Um comentário em “Mar não é esgoto – manifestação contra a poluição do mar da região inicia hoje

Opine aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s