Hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e nós, do Viva Coqueiros, saudamos este dia com a força e as ações que impulsionamos para que a região de Coqueiros, em Florianópolis, respire mata, natureza exuberante, ecologia, qualidade de vida que, também, é medida pela preservação do nosso meio ambiente.

Na expedição pelas áreas verdes de Coqueiros, entramos na mata para identificar árvores nativas de um terreno que fica localizado na avenida Max de Souza, a principal avenida do bairro.
Em Construções x áreas verdes de coqueiros em Florianópolis, a Beatriz Kauduinski Cardoso explica que
Todos os terrenos, inclusive as áreas verdes tem proprietários ou posseiros que podem ser particulares ou entes públicos, como o Município ou a União. Nosso Parque de Coqueiros, por exemplo, pertence à União Federal e foi cedido ao Município para ser um parque; o futuro Parque do Abraão pertence ao patrimônio do Município e da União. Já a área verde do topo dos morros entre a Praia do Meio e Vila Aparecida pertencem a particulares.
A natureza invadida e prejudicada pelo ser humano
As imagens a seguir, mostram o que não queremos ver. São a deterioração da natureza pela falta de capacidade e recursos para tratar o problema da poluição pela raiz.
O vídeo foi enviado pelo leitor do Viva Coqueiros, Cleber Alexandre Malagoli, que traduziu sua tristeza com uma frase.
Triste isso. E o cheiro não é bom
Em Amparo pra salvar a árvore, um dos nossos primeiros posts, publicado em maio de 2013, já estávamos preocupados com a natureza de Coqueiros. Dá saudades.

Em Os cuidados que se tem que ter com a arborização, o Kiko Bungos nos ensina que a arborização requer cuidados, e sair plantando de forma inadvertida e sem o devido conhecimento pode trazer sérios problemas, tanto pro indivíduo quanto pra comunidade.
E em Nós e as áreas verdes, completa
Precisamos urgentemente da mudança de estratégia de ocupação, nos projetos de engenharia, que ocupam as áreas restantes, pra que contemplem mais áreas verdes que permitam nossas crianças e adultos terem um contato mais direto e saudável com a natureza.
Como um grito de salve a árvore, publicamos a campanha que repercutiu para além Coqueiros. E criamos a peça em vídeo para os agradecimentos.
Hoje queremos agradecer aos moradores ou simpatizantes do bairro Coqueiros, em Florianópolis, pela sua total responsabilidade quando o objetivo é preservar a natureza de nossa geografia. Somos uma comunidade ativa, responsável e engajada, porque sabemos o valor de nosso ecossistema.
Somos a comunidade que aprendeu que não se deve maltratar os animais e que não quer que o bairro fique careca de árvores e coberto de cimento. Somos Coqueiros e, hoje, mostramos que podemos escolher o que queremos e, principalmente, o que não queremos.
A árvore é nossa foi uma matéria que publicamos aqui e que repercutiu nas redes sociais e em comentários no post aqui do Viva Coqueiros.
O objetivo era o de conquistar assinaturas para não derrubarem as árvores de Coqueiros.
Agora, as árvores são nossas, sim, e será difícil qualquer atitude isolada, de qualquer órgão público ou privado, de cortar a nossa natureza.

Parabéns, Coqueiros! Um viva ao nosso meio ambiente!
Viva Coqueiros! Por inteiro.
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Curta nossa página no Facebook
Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.
É permitida a reprodução total ou parcial deste conteúdo desde que preservada a fonte e seu link seja ativo: http://www.vivacoqueiros.com