A força da natureza de Coqueiros no Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e nós, do Viva Coqueiros, saudamos este dia com a força e as ações que impulsionamos para que a região de Coqueiros, em Florianópolis, respire mata, natureza exuberante, ecologia, qualidade de vida que, também, é medida pela preservação do nosso meio ambiente.

A ÁRVORE É NOSSA

Na expedição pelas áreas verdes de Coqueiros, entramos na mata para identificar árvores nativas de um terreno que fica localizado na avenida Max de Souza, a principal avenida do bairro.

Em Construções x áreas verdes de coqueiros em Florianópolis, a Beatriz Kauduinski Cardoso explica que

Todos os terrenos, inclusive as áreas verdes tem proprietários ou posseiros que podem ser particulares ou entes públicos, como o Município ou a União. Nosso Parque de Coqueiros, por exemplo, pertence à União Federal e foi cedido ao Município para ser um parque; o futuro Parque do Abraão pertence ao patrimônio do Município e da União. Já a área verde do topo dos morros entre a Praia do Meio e Vila Aparecida pertencem a particulares.

A natureza invadida e prejudicada pelo ser humano

As imagens a seguir, mostram o que não queremos ver. São a deterioração da natureza pela falta de capacidade e recursos para tratar o problema da poluição pela raiz.

O vídeo foi enviado pelo leitor do Viva Coqueiros, Cleber Alexandre Malagoli, que traduziu sua tristeza com uma frase.

Triste isso. E o cheiro não é bom

Em Amparo pra salvar a árvore, um dos nossos primeiros posts, publicado em maio de 2013, já estávamos preocupados com a natureza de Coqueiros. Dá saudades.

Em Os cuidados que se tem que ter com a arborização, o Kiko Bungos nos ensina que a arborização requer cuidados, e sair plantando de forma inadvertida e sem o devido conhecimento pode trazer sérios problemas, tanto pro indivíduo quanto pra comunidade.

E em Nós e as áreas verdes, completa

Precisamos urgentemente da mudança de estratégia de ocupação, nos projetos de engenharia, que ocupam as áreas restantes, pra que contemplem mais áreas verdes que permitam nossas crianças e adultos terem um contato mais direto e saudável com a natureza.

Como um grito de salve a árvore, publicamos a campanha que repercutiu para além Coqueiros. E criamos a peça em vídeo para os agradecimentos.

Campanha do Viva Coqueiros para agradecer aos moradores que assinaram o abaixo-assinado para salvar a árvore. Maio de 2014

Hoje queremos agradecer aos moradores ou simpatizantes do bairro Coqueiros, em Florianópolis, pela sua total responsabilidade quando o objetivo é preservar a natureza de nossa geografia. Somos uma comunidade ativa, responsável e engajada, porque sabemos o valor de nosso ecossistema.

Somos a comunidade que aprendeu que não se deve maltratar os animais e que não quer que o bairro fique careca de árvores e coberto de cimento. Somos Coqueiros e, hoje, mostramos que podemos escolher o que queremos e, principalmente, o que não queremos.

A árvore é nossa foi uma matéria que publicamos aqui e que repercutiu nas redes sociais e em comentários no post aqui do Viva Coqueiros.

O objetivo era o de conquistar assinaturas para não derrubarem as árvores de Coqueiros.

Agora, as árvores são nossas, sim, e será difícil qualquer atitude isolada, de qualquer órgão público ou privado, de cortar a nossa natureza.

Parabéns, Coqueiros! Um viva ao nosso meio ambiente!

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


Curta nossa página no Facebook

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

É permitida a reprodução total ou parcial deste conteúdo desde que preservada a fonte e seu link seja ativo: http://www.vivacoqueiros.com

O Viva Coqueiros adoraria receber a sua resposta