Na próxima quarta-feira, 15, às 19h, a comunidade de Coqueiros, em Florianópolis, participará da Audiência Pública para discutir o novo Plano Diretor para o continente.
Segundo a Associação dos Moradores de Coqueiros,
Está em jogo o destino da nossa cidade, do nosso bairro e nosso próprio. Então não podemos deixar que somente os técnicos e políticos nos digam o que é bom para nós, temos que dizer nós mesmos o que é bom para nós. Se você não for, não venha se queixar depois que a cidade está ruim.
Plano Diretor no Continente
Por força de decisão judicial a Prefeitura de Florianópolis está realizando Audiências Públicas Distritais para discussão do novo Plano Diretor em toda a cidade.
No próximo dia 15/06/2016, a partir das 19 horas, acontecerá a Audiência do Continente, no Colégio Aderbal Ramos da Silva no Estreito.
Lideranças comunitárias entregaram sugestões e questionamentos ao IPUF, reunidos em 78 páginas, relativos a ausência de áreas verdes, saneamento ineficiente, sistema viário precário, falta de equipamentos públicos e de lazer.
A preocupação dos moradores é principalmente com a carência de infraestrutura de suporte para o grande crescimento projetado. O sistema de saneamento, por exemplo, já tem pelo menos 30 anos e apresenta inúmeras dificuldades em sua manutenção, contudo, as projeções de futuro para o problema não ficaram claras. Continuaremos com o esgoto sendo lançado ao mar?
Para o nosso sistema viário a proposta não mostra as projeções importantes como a duplicação da Via Expressa, a ampliação e o uso adequado da Beiramar Continental, a solução para a importante via que ligaria a Ilha à BR 101 – a PC3, bem como, não propõe vias alternativas para a melhoria de mobilidade, nem mesmo um sistema cicloviário em locais que seria de fácil implantação. A ligação Ilha-Continente continuará problemática? Nem mesmo passeio de pedestres ou ciclovia para ligação Ilha-Continente está prevista?
O Continente é o Distrito da cidade com menos áreas verdes e algumas foram suprimidas indevidamente e sem explicações técnicas razoáveis. Continuaremos sem o mínimo de áreas verdes e arborização recomendada pelos estudos urbanísticos? E as invasões na orla continuarão, talvez consagradas pelo próprio plano diretor, que prevê utilização indevida das áreas de marinha?
A conclusão dos moradores, ao analisarem a proposta para o Continente, é que praticamente não existiu diagnóstico e tampouco planejamento da solução para a maioria dos problemas. Somente foi estabelecido um grande adensamento populacional com aumento de gabaritos e as soluções esperadas ficaram à margem, sem uma visão de futuro demonstrada.
A proposta como está, ao invés de trazer avanços poderá trazer retrocessos, já que tende a agravar os problemas ao invés de minimizá-los e deixa de aproveitar muitas oportunidades que o novo plano poderia trazer para influenciar positivamente no desenvolvimento da cidade.
Beatriz Kauduinski Cardoso
Representante Distrital do Continente no Plano Diretor
Fone 99812466
email beatrizkc@ig.com.br ¬¬¬¬¬¬
—– Resultados da reunião dos moradores para o novo Plano Diretor
Audiência Pública Sede Continente Data: 15 de junho de 2016 Local: Colégio Aderbal Ramos da Silva, Rua Cel Pedro Demoro, 1998, Estreito ----- Veja como chegar Horário: das 19h às 22h
—– Mais informações sobre as audiências do Plano Diretor, na cidade de Florianópolis
Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook
Viva Coqueiros! Por inteiro.
Florianópolis, Santa Catarina.
Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.