
As calçadas são caracterizadas como caminhos de uso público, que tem como objetivo o de oferecer passagem segura aos pedestres, sem que se corram riscos quanto à obstáculos que possam levar à quedas.
O proprietário que cuida de sua calçada, como se fosse a entrada de sua casa, demonstra respeito a todos os que nela passam, e preocupação quanto à segurança.
A responsabilidade da manutenção de calçadas é do proprietário, que deve zelar pela segurança de todos, assim como pela estética de tornar o ambiente mais limpo e agradável à cidade, e, também, da Prefeitura.
Muitos casos de abandono da calçada foram relatados em uma pesquisa realizada pelo portal Mobilize Brasil, que pesquisou 126 pontos urbanos, totalizando 228 ruas e avenidas em 39 cidades de todas as regiões do país. A nota média dos 228 locais ficou em 3,55. O resultado foi considerado muito baixo pois a nota mínima para uma calçada com qualidade é 8.
A pesquisa revelou a insatisfação generalizada dos moradores de Florianópolis, que teve uma das notas mais baixas, em relação a outras cidades brasileiras. A média nacional foi de 3,55 e Florianópolis com a baixíssima média de 1,5.
O que é avaliado em uma calçada?
> Largura mínima de 1,20 m, conforme norma ABNT
> Degraus que dificultam a circulação
> Outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais e entulhos
> Existência de rampas de acessibilidade
> Iluminação adequada da calçada
> Sinalização para pedestres
> Paisagismo para proteção e conforto
As calçadas de Coqueiros não fogem à regra do abandono: falta conservação, manutenção e cuidados quanto ao paisagismo e acessibilidade. A necessidade de conscientização por parte dos proprietários e da Prefeitura faz com que quem transita pelo bairro sofra com a falta de cuidados, levando à quedas.
Caso você encontre problemas em transitar em uma de nossas calçadas, envie uma foto e um relato, identificando também a localização. Quem sabe, nossa comunidade comece a pensar no próximo, oferecendo calçadas bem cuidadas, como forma de respeito aos transeuntes.
Viva Coqueiros!
Florianópolis.
Bom Dia.Tudo mundo tem aprende quida seu próprio bairro.Asim a nosso Dia e Dia bem melhor.bj.