Na quarta-feira (11), os moradores do bairro Coqueiros, em Florianópolis, foram surpreendidos com a inscrição de uma placa fixada na Praia do Meio. O conteúdo provocou um certo contentamento nos frequentadores do local, pois indicava que construções ou equipamentos colocados sobre a praia e o mar poderiam ser desfeitos ou retirados.
Conversamos com alguns moradores que se mostraram favoráveis à determinação judicial, proferida pelo juiz Marcelo Kras Borges, contida na Ação Civil Pública.
Como é agradável ser surpreendido com este cartaz exposto na prainha do final da rua André Wendhausen. Renova as esperanças de que as coisas podem mudar, de que a justiça cumpre seu papel sim, demora, nos faz sofrer, e,no final, prevalece. Como profissional da área, e por obrigação conhecedora da legislação e dos limites permitidos ler que haverá o RETORNO DA ORLA, é uma BOA NOVA. Não se faz necessário ocupar para ter o privilégio de desfrutar destes belos visuais. Estas ocupações só refletiram o egoísmo de algumas pessoas que outrora se beneficiaram, e que agora precisam devolver o que nunca lhes pertenceu. – Ana Maria Schirmer, arquiteta, moradora de Coqueiros há 11 anos.
A Associação dos Moradores das Praias de Itaguaçu, Meio e Saudade (AMPIMS), através do seu ex-presidente, Marquinhos da Silva, declarou a sua satisfação com a medida.
Uma das edificações que está sendo investigada é uma quadra de tênis de uma casa localizada no final da rua André Wendhausen, que avança por uma boa parte do mar.
A área das praias de Coqueiros já estão sendo investigadas pelo Ministério Público e pela Floram, que já determinou a lavratura de auto de infração que deverá questionar os proprietários sobre as edificações, o que acarretará em uma possível retirada das mesmas.
Outros locais estão sendo investigados, como é o caso de um muro que foi construído dentro do mar, localizado na Praça e Marina Ponta da Ilhota. Além de fechar o acesso, o muro cobre a visão que os frequentadores poderiam ter da Ponte Hercílio Luz, um cartão postal que atrai os olhares e cliques de quem visita a nossa região.
Os moradores de Coqueiros aguardam as ações legais para poderem participar de espaços públicos que lhes são de direito.
Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook
Viva Coqueiros! Por inteiro.
Florianópolis, Santa Catarina.
Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.
A força da grana que aqui DESTROI coisas belas… Demolição já !