Pessoal, a categoria Seus Lindos, aqui do blog, tem como objetivo o de mostrar o que fazem e como vivem os moradores do bairro de Coqueiros, em Florianópolis. Para nós, é a nobreza das categorias, pois poderemos nos reconhecer através dos outros, de nossos vizinhos, de nossa comunidade. Também, Seus Lindos acaba por estimular os leitores através do relato de vida de outras pessoas – pessoas como você, pessoas como nós, que sonhamos e realizamos, dia a dia, as ações a atitudes rotineiras para se ter um bairro melhor e mais humano.
Hoje trazemos o relato de Maiza Lima Sandreschi, moradora do bairro de Coqueiros, em Florianópolis, casada, 3 filhos, Educadora Especial (crianças com deficiência), trabalha atualmente na rede pública municipal. Esportista por convicção, já treinou futsal, volley e, atualmente dedica-se, no mínimo 5 dias por semana, aos treinos de academia e corrida de rua. Para quem mora em nosso Bairro não é muito difícil ser “contaminado pelo vírus” dos esportes né? Temos ciclofaixa, três faixas na pista do Parque de Coqueiros, para escolher o que se pretende fazer: andar sobre rodas, pedalar, correr ou simplesmente caminhar.
Viva Coqueiros! Maiza, por que você escolheu o bairro de Coqueiros para morar?
Maiza Lima: Morei com minha família durante 16 anos no interior por causa do trabalho do meu marido. Retornei a Florianópolis no final de 2011 e escolhi Coqueiros para nos acolher de volta. Porque Coqueiros com tantos bairros a serem escolhidos?… já nem vou mais citar sua beleza né?… publico isso quase todos os dias falando da beleza do Bairro através das minhas fotos…rsrsrs Para mim, Coqueiros é a jóia do Continente. Quando digo Coqueiros, incluo Itaguaçu e Abraão, que fazem parte do mesmo contexto e das mesmas belezas…estão intrinsecamente ligados pelo mesmo cordão umbilical da mãe natureza.
Viva Coqueiros! o que você mais gosta de fazer em Coqueiros?
Maiza Lima: os treinos no Parque foram de primordial importância para me levar levar às corridas de rua.
Maiza Lima: Quando cheguei aqui, fiquei encantada em ter a a oportunidade de poder treinar numa pista própria para corridas, o que me levou a treinar cada vez mais e participar da minha primeira competição que foi o Primeiro Circuito Floripa Run – Só para Mulheres, onde meu desempenho me desafiou a me superar e não parar mais.
Maiza Lima: Essa primeira corrida marcou por ser a primeira competição. Depois veio o II Circuito Floripa Run que marcou ainda mais pois foi meu primeiro pódium e o primeiro gente nunca esquece né? Quando falo “competição” não me refiro a competir com outras pessoas e sim a me superar e melhorar meu desempenho.

Maiza Lima: Na III versão dessa corrida, alcancei o quarto lugar por categoria e, na IV, obtive um excelente resultado. As quatro corridas ocorreram no período de 3 anos. Muitas outras aconteceram nesses 3 anos, claro que não participei de todas pois nesse período sofri algumas lesões que necessitaram de cuidados, mas vou contar que participei de algumas lesionada mesmo… não tomem como exemplo, por favor, sei que é errado, mas o “vício” fala mais alto.
Viva Coqueiros! o que você mais gosta em Coqueiros?
Maiza Lima: o que me atrai em Coqueiros é a localização e a facilidade de mobilidade. Como já morei no interior, acho que Coqueiros tem esse ar “provinciano” (no bem sentido), onde as pessoas se conhecem e se tornam assim uma comunidade no sentido literal da palavra. ajudando-se e engajando-se nas mesmas causas. Um exemplo foi a mobilização pela segurança do Parque de Coqueiros quando do roubo da fiação elétrica e arrombamento dos carros. A principio, parece-me que o objetivo foi alcançado, que era a de exigir policiamento no local.

Viva Coqueiros! o que precisa de melhoria?
Maiza Lima: tenho sentido dificuldades em usar o espaço do Parque de Coqueiros, que acho ser o mais apropriado para os treinos de corrida, sendo que passei por algumas ocorrências que me deixaram preocupada quanto a minha (e dos outros) integridade física, já que dependo dela para efetivar meus objetivos.Enfatizo aqui o que já comentei no Facebook: o mau uso das pistas do Parque de Coqueiros, necessitando de uma Campanha educativa para os usuários e a fiscalização quando ao “comércio” que acontece nos fins de semana. creio eu que não se enquadra nos objetivos do local.

Maiza Lima: Já fui atropelada por bicicleta, roller, cachorros e até pessoas, sempre usando a faixa da pista destinada à corrida…tudo isso porque as pessoas não tem a cultura de obedecer as sinalizações que demarcam as atividades a que se destinam tais sinalizações. Gostaria muito que fosse feito alguma coisa sobre o assunto para retornar a usar o local com efetividade pois essa queixa não é solitária e sim de todos que o usam.

Viva Coqueiros! Maiza, o que a motiva a correr?
Maiza Lima: claro que estar em forma é um dos motivos, mas o que mais me motiva a praticar atividades físicas é a qualidade de vida que terei na velhice. Esforço, sim, é necessário, bem como uma dieta saudável e disciplina. Nada acontece “de graça”. Mover-se faz parte disso tudo. Devemos aproveitar o que a natureza maravilhosa de Florianópolis nos proporciona em benefício próprio, a isso damos o nome de inteligência.

Galeria de Fotos
Maiza, desejamos muitas vitórias nas corridas e na vida. Realmente, viver é estar disposta a encarar seus próprios desafios e conquistar seus objetivos, como você está fazendo. A busca de uma vida saudável e com conquistas de dar um gostinho de quero mais é imprescindível para o pódium da felicidade! Sucesso!
Viva Coqueiros! Por inteiro.
Florianópolis, Santa Catarina.
Veja também: Sandro Rosa – o fotógrafo da Praia das Palmeiras