
O Parque de Coqueiros, em Florianópolis, recebe duas obras que fazem parte da composição da Elephant Parade 2015.
O Gudi Gudi eLefantinho, da artista plástica Albertina Prates, e o Eleflora, elefantinho do artista plástico Marcelo Barnero podem ser vistos na entrada no Parque, ao lado da Alameda dos Namorados.

As esculturas são de fibras de vidro e tem um metro e meio, pesando 70 quilos.
História do Elephant Parade
Muitas pessoas já ficaram sabendo da Elephant Parade, pois as imagens circulam pelo mundo, e aqui em Floripa já tivemos algumas exposições. Nossa sugestão é a de que as crianças que frequentarem o Parque de Coqueiros saibam que esse evento mundial tem uma história muito bonita, de preservação aos elefantes, e que começou com algo muito triste: a explosão de uma granada na Mosha, um elefante bebê, que acabou perdendo uma das pernas.

Queríamos fazer algo estrutural, algo que seria rentável no longo prazo. Esta é a única maneira em que nós podemos fornecer ao elefante um futuro sustentável.
Em 2007, a primeira exposição foi realizada em Roterdã, na Holanda. Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua a receber fundos para cuidar da mascote da Elephant Parade.
Para salvar os elefantes
Segundo os organizadores do Elephant Parade:
Os elefantes asiáticos e africanos estão em perigo e precisam da ajuda de todos. A perda de habitat natural, comércio de marfim e os conflitos entre humanos e elefantes são os maiores problemas que os ameaçam.
- 33.000 elefantes africanos são mortos a cada ano, ou um elefante a cada 15 minutos, principalmente pela caça furtiva.
- Há menos de 50.000 elefantes asiáticos no mundo. Nos últimos 100 anos, o seu habitat foi reduzido em 95% e sua população diminuiu em 70%
- Conhecido como o “jardineiro da terra”, muitas plantas e animais dependem dos elefantes para viverem. Se os elefantes desapareceram, muitas outras espécies também serão extintas.
- O elefante será extinto em 30 anos se não fizermos alguma coisa agora. A Elephant Parade está empenhada em angariar fundos para fazer a diferença e ajudar a salvar elefantes.
- Veja mais informações e como você poderá ajudar, no Elepanht Parade Floripa 2015
O que: Elephant Parade 2015 Onde: Parque de Coqueiros, no bairro de Coqueiros, em Florianópolis Quando: de 10/12/2015 a 29/03/2016
Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook
Viva Coqueiros! Por inteiro.
Florianópolis, Santa Catarina.
Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.