
Uma fazenda na beira do mar de Itaguaçu, com águas transparentes! Esse foi um dos comentários que fizeram ao ver esta imagem. E tem mais, os relatos que se seguem, na imagem abaixo, contam a história do bairro de Coqueiros em Florianópolis.
São muitas as histórias, que estamos buscando resgatar para que fique para sempre, para todos os que não conhecem e para os que ainda virão. Precisamos contar a nossa história, pois é somente ela que nos diferencia de outros lugares do mundo.
A cultura de cada região é única, em meio a tanto produto que provém da globalização. Então, estamos solicitando a todos os leitores deste blog que enviem fotos antigas de Coqueiros e região, com a data e um relato.
Assim, poderemos nos reconhecer hoje e sempre, através do nosso passado, de nossa história e do que trazemos na memória.
Quer enviar uma foto antiga? É só escrever para floripacoqueiros@gmail.com
Coqueiros agradece!
Tempos idos, que acordam cada vez que se olha uma imagem, um cheiro, um som ou um sonho.
Viva Coqueiros!
Florianópolis, Brasil
Quer mais memória?
- Veja a Rua da Represa, hoje uma grande avenida de Coqueiros
- Veja o Cantinho da Amizade, hoje um restaurante famoso
- As Bruxas de Itaguaçu: a lenda
Bom dia…sugiro uma entrevista com minha vizinha Dona Alceste na Servidão José Dutra. Ela tem quase 90 anos nasceu e viveu aqui. Está bem lúcida e tem muita coisa para contar. Eu adoro ouvir como era a natureza antes da civilização…
Abraços,
Ana Maria
(Moradora há 27 anos)
Meu avô paterno, Campolino Alves (hoje, nome de uma rua em Capoeiras) foi um visionário com muitos terrenos nessa região, mas não sei se nessa área. Como faleceu muito cedo, antes dos 50 anos, minha avó (Antônia do Lago Alves, que também é o nome de uma rua hoje em Itaguaçu) não soube administrar os bens e também adoeceu e morreu cedo, deixando sete filhos órfãos.
Abraço