Vídeo com Irmã Ilda, Carmelita Missionária da Paróquia de Coqueiros em Florianópolis

Coqueiros tem um povo muito acolhedor, muito fraterno e amigo

Viva Coqueiros apresenta nesta edição do Quem Vive aqui Faz Assim, umas das pessoas mais conhecidas de nossa região. Quem nunca viu a Irmã Ilda caminhando pelas ruas de Coqueiros? De uma simpatia, naturalidade, carisma e fé, é com ela a nossa entrevista de hoje. Leia, assista ao vídeo, emocione-se, siga alguns bons exemplos de uma vida com mais simplicidade em busca de algo sempre maior – o amor.

“Estou muito feliz! Primeiro, porque Deus me chamou para ele. Segundo, porque estou a serviço do Senhor, estou a serviço de Jesus, a serviço dos irmãos”, assim define Irmã Ilda Miranda de Almeida, Carmelita Missionária Teresiana, ao completar seus 91 anos, na última quinta-feira, 27/02. No dia de seu aniversário, muitos amigos e vizinhos compareceram à missa na paróquia de Coqueiros, em Florianópolis para lhe cumprimentar e entregar lembrancinhas. Sua maior alegria, ao chegar em casa, na noite do aniversário, era ouvir as mensagens escritas em cada cartão que recebeu. Ouviu cada uma delas com seu característico sorriso no rosto.

A religiosa relata que seu dia a dia em Coqueiros, onde mora desde 1994, entre idas e vindas a Porto Alegre e a Curitiba, é baseado na oração e na ação: “nós rezamos, temos nossas orações unidos a todos os religiosos, e temos nossa ação”. Ela entende como ação as visitas constantes que faz a pessoas doentes em casas próximas e em bairros vizinhos, assim como também a pessoas em hospitais e casas de acolhida, onde leva a comunhão e mensagens de carinho, amor e perdão. A religiosa diz ter muitos pedidos de orações diariamente.

Aqui em Coqueiros estou a serviço de Deus e a serviço dos irmãos.

Sobre o bairro de Coqueiros, onde vive, no Convento das Carmelitas, Irmã Ilda relata que tem um povo muito bom: “acho [o povo de Coqueiros] um povo muito acolhedor, muito fraterno e amigo. É um povo que vive a sua fé!” Irmã Ilda tem bastante facilidade de recordar datas e pede que o entrevistador não esqueça de inserir algumas datas importantes: 27 de fevereiro de 1929 o dia de seu nascimento, em New Bedford, pequena cidade entre Nova Iorque e Boston, no estado de Massachussetts, nos Estados Unidos. Ela diz que é preciso que conste no texto também que New Bedford fica na América do Norte e que ali também foi batizada em 27 de abril de 1929. Filha de pais portugueses, com dois anos de idade passou a morar na Ilha da Madeira, arquipélago no Atlântico Norte.

Na juventude, foi estudar na Espanha, onde fez sua formação religiosa e os votos perpétuos. A profissão religiosa aconteceu em 15 de novembro de 1958 – ela insiste que a data não seja omitida no texto. Irmã Ilda conta com orgulho que, ao final da década de 1950, foi transferida pela congregação para a missão na América do Sul, onde teve passagens breves por Buenos Aires e Montevideo. Mais tarde, foi transferida para a capital gaúcha com outras duas irmãs da mesma congregação, tendo a missão de fundar um colégio e um instituto de assistência social.

Foi somente em 1994 que Irmã Ilda chegou a Coqueiros, onde viveu por seis anos, depois teve passagens por Curitiba e Porto Alegre e voltou a se estabelecer no bairro no ano de 2012, onde vive desde então: “aqui estou a serviço de Deus e a serviço dos irmãos”, revela ela, com largo sorriso no rosto.

Os vizinhos e as vizinhas de Coqueiros desejam à Irmã Ilda muita saúde e muita disposição todos os dias para continuar a desempenhar sua missão!


Curta a página do Viva Coqueiros no Facebook

Viva Coqueiros! Por inteiro.

Florianópolis, Santa Catarina

Siga o blog do Viva Coqueiros e receba, em primeira mão, as matérias publicadas aqui.

O Viva Coqueiros adoraria receber o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.